Prefeitura do Recife apresenta o aplicativo Caderneta da Criança do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Prefeito João Campos recebeu a presidente executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, e a diretora-presidente do CIEB, Julia Sant’Anna; evento contemplou também visita à Creche Municipal 14 Bis. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

Nesta quarta-feira (16), no edifício-sede da Prefeitura do Recife, João Campos recebeu a presidente executiva do Movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz, e a diretora-presidente do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Julia Sant’Anna, para a apresentação do aplicativo Caderneta da Criança do Recife e suas funcionalidades. A apresentação da ferramenta que disponibiliza, de forma digital e acessível, todas as informações e funcionalidades da tradicional Caderneta da Criança do Governo Federal, além de integrar as bases de dados e informações das secretarias municipais, contemplou também uma visita à Creche Municipal 14 Bis, em Boa Viagem, para uma roda de conversa sobre o aplicativo com pais e responsáveis. 

 

“Conseguimos colocar de pé um dos grandes projetos de transformação digital e social. Recife é a primeira cidade do Brasil a integrar essa ferramenta dentro de uma estratégia nacional, com dados da educação, da saúde e da assistência, desde o pré-natal até os 10 anos da criança”, explicou o prefeito João Campos. “Além de informações como vacinação, matrícula e frequência escolar, o aplicativo é um ambiente de conhecimento. Pais e responsáveis terão acesso ao que é esperado em cada faixa etária, além de poderem registrar fotos e vídeos, criando um espaço de afeto e acompanhamento baseado em dados técnicos”, completou.

 

A Caderneta da Criança do Recife é uma iniciativa que reafirma o compromisso da gestão municipal com a primeira infância, além de posicionar cada vez mais a capital pernambucana como referência no cuidado à etapa de vida, utilizando uma abordagem intersetorial que une tecnologia e políticas públicas das áreas de educação, saúde e assistência, por exemplo. 

 

"Para apoiar uma estratégia nacional voltada à primeira infância, buscamos um parceiro com compromisso com o tema e experiência em governo digital. Recife se destacou e, com o programa Conecta Recife, iniciamos o desenvolvimento de uma solução que poderá ser replicada em outros municípios por meio de código aberto. Acreditamos que esse projeto terá impacto local e contribuirá para fortalecer as políticas públicas em todo o país", pontuou Julia Sant’Anna, diretora-presidente do CIEB.

 

O aplicativo, que já está disponível para uso a partir, vai permitir que os pais e responsáveis de mais de 108 mil crianças de 0 a 10 anos de idade tenham na palma da mão informações importantes da vida da criança. Em etapas, a ferramenta vai possibilitar o acompanhamento completo e bem detalhado do desenvolvimento infantil, trazendo, por exemplo, dados como peso e altura da criança. Neste primeiro momento, os pais e responsáveis que acessarem o aplicativo terão disponíveis as pílulas do conhecimento e os marcos do desenvolvimento infantil, como por exemplo, reações e reflexos das crianças de acordo com o mês de vida, a capacidade de iniciar o processo de engatinhar a partir do sexto mês e outros pontos importantes. 

 

“A partir do momento em que é possível acompanhar o desenvolvimento da criança conforme sua faixa etária, o aplicativo se torna uma ferramenta muito útil para as famílias. Sou mãe de dois filhos em idades diferentes e o aplicativo ajuda a identificar marcos importantes do desenvolvimento. Meu filho mais novo tem dois anos e o sistema já indica quais habilidades e comportamentos são esperados nesta fase, o mesmo aconteceu com meu filho de três anos. Esse tipo de informação direcionada é extremamente valiosa para apoiar o cuidado e o acompanhamento do desenvolvimento infantil”, disse Juliana Lara, mãe do pequeno Bernardo de três anos. 

 

Posteriormente, os usuários terão acesso rápido e fácil a dados de saúde, vacinação, educação e assistência, além de referências relacionadas ao crescimento e desenvolvimento das crianças. Disponível dentro do Conecta Recife, a Caderneta da Criança do Recife, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação do Recife, com o apoio técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), é um aplicativo que integra todos os serviços essenciais das Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, além de oferecer também suporte às gestantes e exibir dados nacionais, como o CadÚnico. O Conecta, inclusive, funciona como uma porta de entrada para diversos serviços públicos, como marcação de vacinas, matrículas para escolas e creches e agenda cultural da cidade. 

 

“As escolas têm presença em todo o território e são fundamentais para aproximar as famílias das políticas públicas. Por isso, toda estratégia da Caderneta Digital da Criança passa pela escola, com formação de gestores e professores e materiais de apoio para orientar o uso pelas famílias. Hoje, pais e responsáveis já acessam dados como frequência e desempenho dos estudantes. A partir de agora, vamos integrar essas informações com conteúdos de saúde e desenvolvimento infantil, reunindo tudo em um só ambiente digital para facilitar o acompanhamento da criança”, destacou Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife. 

 

CRECHE ESCOLA MUNICIPAL 14 BIS - A agenda desta quarta-feira (16) contemplou também uma visita às obras de ampliação da Creche Escola Municipal 14 Bis, localizada no bairro de Boa Viagem, zona Sul da cidade. Com investimentos na ordem de R$ 3,7 milhões, a unidade de ensino contará com três novos blocos, sendo dois para salas de aula, sala de leitura e sala de recursos multifuncionais, e outro para serviços. Após a conclusão das obras, a creche passará a ter doze salas de aula e terá capacidade de atender cerca de 430 estudantes, acolhendo crianças do berçário ao grupo V. 

 

A Creche Escola Municipal 14 Bis integrará o novo complexo educacional da Prefeitura. O equipamento que vai beneficiar a comunidade escolar da região e bairros do entorno abrigará uma escola municipal de referência, que funcionará em tempo integral.