EMTI Reitor João Alfredo sedia final da Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa

imagem de Guilherme Vila Nova
Quarta edição da competição movimentou mais de 1800 estudantes de 27 escolas da rede. Foto: Kleyvson Santos/PCR

No último sábado (21), a Escola Municipal de Tempo Integral Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, sediou a etapa final da Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa. Promovida pela Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), a quarta edição da competição movimentou mais de 1800 estudantes de 27 escolas da Rede Municipal de Ensino.

Nesta etapa, as escolas disputaram a modalidade “Tradicional Parada Festiva“, onde todo conjunto participa, sendo julgados os aspectos: execução de entrada, peça e saída, baliza, balizador, mor, corpo coreográfico e banda, sendo feito um somatório das notas das etapas anteriores. 

Na abertura, a Escola Municipal Diná de Oliveira prestou uma emocionante homenagem ao secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, com a apresentação da música “Quem é o Louco Entre Nós”, da cantora Raphaela Santos, encantando a plateia. Em seguida, as agremiações se concentraram para a grande disputa. Cada banda teve 15 minutos para mostrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, em performances que impressionaram pelo talento e dedicação.

Vencedora dos anos finais, a Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena levou o primeiro lugar, na categoria Regente Anos Finais. “É muito importante esse título, um projeto desenvolvido para os alunos do Recife, que muda vidas. Só tenho a agradecer por tudo”, falou o Regente Esli Lino, levando seu bi-campeonato. 

“Chegar à final e conquistar o título foi uma emoção indescritível. Estar novamente no pódio mostrou que todo o esforço valeu a pena. Nossa banda não se limita apenas aos alunos da escola, mas abraça toda a comunidade. Como ex-aluno, estar aqui é como estar em casa. Estou muito feliz com essa conquista”, declarou Maxuel Gomes, integrante da banda Escola Municipal Diná de Oliveira.

Estudante da Escola Municipal Diná de Oliveira, campeã na categoria Regente Anos Iniciais, Sarah Roberta Maria da Silva toca o instrumento Tuba e estava muito feliz em participar pela primeira vez da copa. “Estou muito feliz em fazer parte dessa equipe e ainda mais sendo campeã, meu coração está acelerado, é muita alegria”, disse a jovem. 

A primeira fase da competição foi disputada no dia 14 deste mês, quando reuniu diversos estudantes na Avenida Alfredo Lisboa, Recife Antigo. Na estreia, as bandas desfilaram em um percurso de 200 metros onde foram avaliados os aspectos musical e apresentação. Nas etapas seguintes, também foram disputadas as modalidades “Mostra de Corpos Coreográficos Cristiano Souza”, na Escola Municipal Divino Espírito Santo, no bairro da Caxangá, e “Musicalizando”, na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).  

A Copa tem como objetivo estimular as bandas e promover o intercâmbio entre os integrantes. Mediante competições, incentivar as corporações musicais, o aprimoramento de métodos e técnicas artísticas, bem como contribuir para o desenvolvimento do espírito de corporação, autodisciplina e civismo, necessários à formação integral do cidadão.

“É uma alegria enorme estar na abertura da final da 4ª Copa Recife de Bandas Escolares, um sonho antigo da nossa rede de ensino e um compromisso assumido pelo prefeito João Campos, que hoje se concretiza de forma grandiosa. Esse projeto, que envolve todos os estudantes da rede municipal por meio do Projeto Mudar, começou com menos de 10 bandas e agora celebra a participação de 52 agremiações, um crescimento significativo que demonstra o impacto dessa iniciativa. Mais do que uma competição, a Copa é uma oportunidade para os jovens vivenciarem a música e a dança, abrindo portas para, os que desejam, que sigam nesse caminho no futuro”, disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.