Secretaria de Educação do Recife inicia Copa de Bandas Escolares com desfile no Recife Antigo

imagem de Guilherme Vila Nova
Primeira etapa da competição reuniu cerca de dois mil estudantes em uma celebração de talento, disciplina e tradição musical escolar. Foto: Paulo Melo/PCR

 

O Recife Antigo foi palco, no último sábado (14), da abertura da IV Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa, evento promovido pela Secretaria de Educação do Recife, por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC). A competição tem como objetivo fomentar o intercâmbio entre as corporações musicais da Rede Municipal do Recife, estimulando o aprimoramento técnico e artístico, além de reforçar valores como auto disciplina, civismo e espírito de equipe entre os participantes.

Nesta primeira etapa, intitulada “Em Frente, Marche!”, as bandas desfilaram em linha reta, percorrendo trajetos de 100 a 200 metros na Avenida Alfredo Lisboa. Cerca de dois mil estudantes de 27 bandas participaram desta fase inicial e o desfile encantou o público com a sincronia, talento e disciplina das corporações musicais escolares.

 

A estudante Laura Gomes, de 13 anos, faz parte da banda da Escola de Tempo Integral Maria Sampaio de Lucena. “No ano passado, tive a honra de ganhar a Copa de Bandas Escolares, e foi uma experiência incrível! Este ano, nossa banda ainda é maior, com mais participantes, e isso me deixa muito confiante e feliz. Estamos ensaiando bastante e nos dedicando ao máximo para essa copa, mal posso esperar para mostrar tudo o que preparamos e, quem sabe, trazer o troféu para casa novamente”, disse Laura.

“Estou muito feliz em participar da Copa de Bandas Escolares. Nossa banda é muito bem formada, com cada integrante dando o seu melhor, e isso me enche de orgulho. Eu adoro essa competição, porque é uma chance incrível de mostrar nosso trabalho, conhecer outras bandas e viver momentos únicos”, falou Miguel Antonio, da Escola Municipal Antônio Farias Filho.

 

A Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa se estenderá por quatro etapas, com modalidades variadas e apresentações em diferentes locais da cidade, culminando na final no dia 21 de dezembro, na Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite. O evento é uma oportunidade única de apreciar a cultura e o talento dos jovens músicos do Recife, fortalecendo a tradição musical e educativa da região.

 

Genivaldo Francisco, gestor do NAC, falou sobre o momento. “A Copa é um grande momento para mostrar o resultado do trabalho desses estudantes, permitindo que eles expressem todo o seu potencial por meio da arte. Uma arte que educa, que transforma, que nos inspira a continuar realizando um trabalho de qualidade na nossa rede municipal de ensino. As expectativas são as melhores e a primeira etapa já foi incrível”, disse.