Seminário Ciranda da Educação Infantil promove inclusão e cidadania na EFER

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Evento reúne educadores e apresenta práticas pedagógicas voltadas para o respeito às diferenças e o
Evento reúne educadores e apresenta práticas pedagógicas voltadas para o respeito às diferenças e o desenvolvimento integral das crianças. Fotos: Mangue Action

Nesta sexta-feira (25), a Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire sediou o Seminário Ciranda da Educação Infantil: inclusão, respeito às diferenças e cidadania para a transformação social. O evento reuniu professores, coordenadores pedagógicos, gestores, equipes técnicas e representantes de entidades não governamentais e de conselhos de direitos em um ambiente de diálogo e troca de saberes. O seminário destacou a importância da inclusão e do respeito às diferenças na educação infantil como caminho para uma sociedade mais cidadã e inclusiva.

Durante o evento, os participantes conheceram as práticas pedagógicas desenvolvidas pelas unidades de ensino que ofertam educação infantil na rede. A professora Romira Caxias, da Creche Escola Clube das Mães Futuro do Amanhã, apresentou o  projeto "Amor de Cabelo" que leva a temática étnico-racial para a educação infantil, promovendo vivências que ajudam crianças e familiares a descobrirem e valorizarem os diferentes tipos de cabelo. A iniciativa incentiva o respeito a si mesmo e ao outro, criando um espaço onde a diversidade é celebrada e cada criança aprende a enxergar a beleza única que carrega.

“Esse projeto impacta muito as crianças porque, desde pequenas, elas passam a desenvolver uma consciência sobre a valorização da própria etnia e do amor pelo cabelo. Elas começam a se cuidar, se reconhecer e entender que todos somos diferentes – no cabelo, na pele – e que cada um tem sua beleza única, do jeito que é, como Deus criou. Cada criança percebe que pode ser bonita e que cuidar de si, como do próprio cabelo, é uma forma de expressar esse amor próprio", disse Romira.

A mostra de experiências pedagógicas destacou a organização do currículo nos Campos de Experiências, que incluem temas como o corpo e os movimentos, a comunicação e a imaginação, as artes, as relações sociais e a exploração do espaço e do tempo. A proposta lúdica foi um dos pontos principais, mostrando uma educação que incentiva a criança a interagir com diferentes culturas e conhecimentos, promovendo a cidadania desde a infância.

Ana Cristina Avellar, Gerente de Alfabetização, e Letramento, da Educação Infantil e Anos Iniciais, falou sobre esse momento. "Esse projeto começa no início do ano com o caderno didático, que orienta a trajetória pedagógica anual e permite aos professores vivenciarem o currículo de forma prática e integrada. Com isso, eles desenvolvem um olhar completo e holístico sobre cada criança, promovendo uma educação infantil que valoriza todas as dimensões de aprendizado e que prepara o aluno para os próximos anos de ensino".

Uma exposição de projetos didáticos, localizada no hall da Escola, mostrou as estratégias inovadoras aplicadas no dia a dia das salas de aula e evidenciou a dedicação dos professores em transformar a educação infantil em um espaço acolhedor e inclusivo. Cada projeto exposto traduzia uma preocupação com a valorização das individualidades e o desenvolvimento integral das crianças, demonstrando como a rede municipal de ensino busca promover, por meio de metodologias ativas, o respeito e a inclusão desde a primeira infância.

"Esse é um momento ímpar para que possamos realmente fazer essa troca de experiências vivenciadas na nossa rede do Recife. Ao longo do ano, várias professoras desenvolvem projetos em suas unidades, e hoje é o dia em que cada escola escolhe uma dessas iniciativas para compartilhar com todos da Secretaria de Educação. Esse encontro é muito mais do que uma simples apresentação, é uma oportunidade de aprendizado e inspiração. Cada projeto traz uma temática que, muitas vezes, tem tudo a ver com as nossas escolas e com o que desperta o interesse das crianças. É um momento para socializar experiências e, ao mesmo tempo, valorizar a autoria pedagógica dos profissionais brilhantes que temos na Secretaria de Educação", falou Ana Selva, secretária Executiva de Gestão Pedagógica. 

O seminário na EFER, mais do que uma reunião técnica, se consolidou como uma ciranda de ideias e inspirações, onde educadores puderam compartilhar suas experiências e visões para uma educação infantil transformadora.