Começam as disputas no atletismo pelos Jogos Escolares do Recife 2024

imagem de Guilherme Vila Nova
Modalidades, que contemplam salto em altura; arremesso de peso; 800m rasos; e 400m rasos, contam com mais de 550 estudantes inscritos. Foto: Paulo Melo/PCR

Os Jogos Escolares do Recife 2024 continuam a todo o vapor. Nesta quarta-feira (9), a Universidade Federal de Pernambuco começou a receber as primeiras disputas do atletismo, que este ano conta com mais de 550 estudantes inscritos. Organizado pela Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Esportes Educacionais, a edição 2024 dos Jogos Escolares bateu todos os recordes, contabilizando mais de 4 mil estudantes inscritos em 12 modalidades. O atletismo está dividido em salto em altura; arremesso do peso; 800m rasos; 80m rasos; lançamento do dardo; 150m rasos; 100m rasos; 200m rasos; e 400m rasos. As disputas seguem até a sexta-feira (11). 

Neste primeiro dia de disputas, as competições foram marcadas pelas performances dos atletas que se dedicaram durante meses para alcançar seus melhores resultados. Arremessando peso de 3kg, a estudante Júlia Vitória, da Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, finalizou sua participação conquistando a medalha de ouro. “Essa vitória eu devo à minha professora de educação física, que é como uma amiga pra mim, e ao professor Daniel, lá do Santos Dumont, que me ensinou as técnicas para conseguir me destacar. Estou só começando, disputei pela primeira vez ano passado, mas quero continuar. Vou me dedicar ainda mais nessa modalidade”, disse a jovem. 

Logo após a participação de Júlia, foi a vez de Everton Gabriel entrar em ação. O estudante da Escola Municipal Vila Sésamo também subiu ao ponto mais alto do pódio por alcançar quase cinco metros no salto em distância. “Foi uma vitória muito esperada. Treinei muito para isso e estou muito feliz em representar a minha escola. Esse salto foi um recorde pessoal, e só de pensar em chegar aqui e conseguir, já valeu a pena", declarou o estudante, que também competiu no salto em altura. 

Já nos 80m rasos, Emile Gabrielle, da Escola Municipal em Tempo Integral Nossa Senhora do Pilar, deu o seu melhor e conquistou a medalha de bronze. "Essa prova foi difícil, mas estou orgulhosa de ter conseguido chegar ao pódio. Cada passo até aqui foi de muito esforço e determinação", disse,

Jarbelita Queiroz, professora de educação física da Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar, reforça a importância do esporte na vida dos estudantes. “Trazer esses alunos para a competição é nossa forma de valorizar o esporte dentro da escola e incentivar a prática esportiva. Queremos que os estudantes levem o esporte para a vida. Nas aulas, já fazemos uma preparação e, nos meses que antecedem aos jogos, intensificamos o preparo físico. É um trabalho que envolve tanto a socialização quanto a compreensão do esporte de maneira mais ampla”, enfatizou. 

Nesta quinta-feira (10), os Jogos Escolares do Recife darão destaque aos estudantes PCDs, proporcionando a oportunidade de mostrar suas habilidades em provas adaptadas, promovendo inclusão e igualdade no esporte. Na sexta (11) será a vez do atletismo para a categoria de 15 a 17 anos, encerrando esta rodada de competições.