Embarque dos últimos grupos de intercambistas do Recife no Mundo aconteceram nesta terça (2)

imagem de Guilherme Vila Nova
Setenta e cinco estudantes da Rede Municipal do Recife seguiram para intercâmbio nos Estados Unidos e Canadá. Fotos: Mangue Action

“Bença, pai!”. Essa é a frase que mais vai fazer falta para Jorge Pereira, pai de Maria Kauana Santana, da estudante da Escola Municipal Poeta Jonatas Braga. A jovem integra o grupo de 40 intercambistas que embarcou, nesta terça-feira (2), para o Canadá. Além destes, outros 35 estudantes embarcaram rumo aos Estados Unidos para um intercâmbio de 30 dias através do Recife no Mundo, programa da Prefeitura do Recife que oferta curso de língua e intercâmbio para estudantes e professores da Rede Municipal do Recife.

“Ela é muito apegada a mim, é cuidadosa e muito carinhosa. Todos os dias ela me dá a benção, e isso é o que mais deixa meu coração apertado, mas muito feliz ao mesmo tempo, porque essa é uma oportunidade incrível para a educação e o futuro da minha filha. Eu sou muito grato por esse momento”, disse Jorge Pereira. 

Entre sorrisos e lágrimas, o Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, testemunhou um dos momentos mais emocionantes da vida de jovens estudantes pernambucanos. Rumo a novas experiências internacionais. Com as malas cheias de sonhos e saudades dos amigos e familiares, 75 estudantes cruzaram os portões do Embarque Sul rumo a novas experiências. A emoção foi ainda maior para o estudante da Escola Municipal de Tempo Integral Divino Espírito Santo, Arthur Muniz, que comemorou o aniversário no saguão do Aeroporto. “Nossa! Eu nem explicar como estou feliz, é um presente incrível de aniversário, uma oportunidade que eu nunca vou esquecer. Quero viver intensamente esse momento e voltar cheio de experiências para contar”, falou. 

Os sentimentos de expectativa e orgulho eram nítidos entre os presentes. Enquanto os estudantes seguiam rumo ao portão de embarque, carregando não apenas malas, mas esperanças renovadas, familiares e amigos eram só orgulho. “Ele é o meu primeiro neto, está me dando ainda mais orgulho nesta data de hoje. Estou tão feliz que nem cabe em mim tanta alegria. Em alguns momentos, eu fico com o coração apertado, mas a gente sabe que é para o bem dele. E é o que seu sempre digo, a educação e os estudos são as únicas coisas que podemos deixar para eles. Esta viagem é mérito dele, do seu esforço e dedicação. Tenho certeza que ele irá retornar ainda mais focado”, disse, emocionada, Marilene Santana, avó de João Emanuel, estudante da Escola Municipal Vila Sésamo. “Meu coração está acelerado, estou emocionado e nervoso, mas muito feliz”, completou João. 

Acompanhando de perto todos os embarques, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, era só alegria vendo a expectativa em cada jovem selecionado pelo Recife no Mundo. “Depois de todos esses meses do curso de língua que os estudantes fizeram, todo empenho e dedicação, chegou o grande dia de embarcar. Estamos muito felizes em vê-los com seus familiares nesse momento tão importante para a vida acadêmica deles. Além disso, pela oportunidade de proporcionar para esses estudantes um crescimento, não só pelo aprendizado da língua inglesa, mas também a possibilidade de viver uma nova cultura, estar em outro país e conhecer estudantes de várias outras nações”, declarou Fred. 

Quem também embarcou nesta terça-feira foi Maria Clara. Com destino final no Canadá, a estudante é irmã gêmea de Maria Vitória, que também foi contemplada pelo Recife no Mundo e embarcou, no último dia 27, para a Inglaterra. A mãe, Maria Fernanda, era só orgulho das filhas. “Estou muito feliz e muito orgulhosa. Elas merecem vivenciar essa experiência. Meu coração está apertado, mas realizado, daqui a pouco elas estão de volta, mais maduras e com muito aprendizado”, contou. Maria Clara ainda não acredita que está prestes a entrar no avião para uma jornada de 30 dias no exterior. “Eu ainda estou sem acreditar. É um sonho para mim e para minha irmã vivenciarmos tudo isso. É muito especial”, falou a jovem. 

“Recife é a primeira cidade do Brasil a fazer um programa como o Recife no Mundo e a emoção é gigante. Idealizar e tirar do papel um projeto que permite que os nossos estudantes da Rede Municipal de Educação fiquem em universidades internacionais, aprendam inglês, vivam novas culturas e representem suas famílias e o nosso Recife lá fora é a realização de um trabalho conjunto muito importante da Secretaria de Educação. Vamos seguir trabalhando para realizar sonhos e criar cada vez mais oportunidades para os jovens recifenses. Depois dessa experiência com o Recife no Mundo, esses jovens não terão mais limites para alcançar qualquer objetivo. Essa é uma conquista não só dos estudantes, mas também de toda família que apoiou e estimulou o ensino, sem esse apoio incondicional não seria possível”, ressaltou o prefeito do Recife, João Campos. 

Hospedados em Miami, na Flórida, o grupo de estudantes com destino aos Estados Unidos realizará o intercâmbio na Instituição University of Miami, onde terão a oportunidade de trocar experiências e aprimorar o idioma inglês. Já o segundo grupo participa do Niagara Catholic International Summer Program, na Brock University, em Niagara Falls, onde também vão focar no conhecimento do idioma e atividades diversas no dia a dia da experiência. 

SUMMER CAMP - A capital pernambucana é pioneira a nível nacional no intercâmbio no formato “summer camp” - que utiliza o período de um mês de férias para aprimorar um idioma - e para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e professores. Lançado em agosto de 2023, o Recife no Mundo oferta à Rede Municipal de Ensino, de forma gratuita, curso de língua inglesa e a experiência de um intercâmbio internacional. A iniciativa está concretizando a necessidade de proporcionar o aperfeiçoamento e a habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e abrindo novas possibilidades através da comunicação. Incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da rede municipal do Recife também é outro importante objetivo do projeto. Foram contemplados com os cursos de língua inglesa do programa um grupo de 1000 estudantes dos Ensino Fundamental Anos Finais e 50 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife.

"Quero parabenizar todo o time do Programa Recife no Mundo. Tive a honra de participar do início deste projeto em 2023. Compartilhei minha visão sobre as conexões que os participantes poderiam estabelecer com os Estados Unidos. Estamos felizes em vê-los visitando o Consulado Geral dos Estados Unidos e experimentando o espírito Aloha do meu estado natal. É uma alegria conversar em inglês com todos os estudantes, que estão se abrindo para essa nova experiência de conexão com o povo dos Estados Unidos", disse a ‎Cônsul Geral May Baptista.