Primeiro grupo de intercambistas do Recife no Mundo embarcaram nesta quinta (27)

imagem de Guilherme Vila Nova
Trinta estudantes da rede do Recife viajaram rumo à Inglaterra; capital pernambucana é pioneira na oferta de intercâmbio no modo Summer Camp. Fotos: Paulo Melo/PCR

A madrugada desta quinta-feira (27) foi bastante agitada para alguns estudantes da Rede Municipal de Ensino. Uma mistura de sentimentos de emoção e realização de sonhos tomaram conta do Aeroporto Internacional do Recife. Trinta estudantes embarcaram rumo à Inglaterra às 2h30, cheios de esperança e entusiasmo. Eles integram o grupo de 100 alunos contemplados pelo Recife no Mundo, programa de oferta curso de língua e intercâmbio para a rede do Recife. 

A viagem a um país de língua inglesa complementa todo o aprendizado durante as aulas do curso de língua, desenvolvendo com nativos tudo o que foi aprendido em sala. Além disso, visa trabalhar as relações interpessoais, a troca de experiências, o conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento de aptidões que ultrapassam o universo acadêmico. Isso permite aos estudantes da rede municipal do Recife retornar ao país de origem com uma bagagem repleta de novas vivências, muito mais independência e maior consciência cultural, social e de mundo.

Os estudantes ficarão hospedados em Londres, na Inglaterra, e realizarão o intercâmbio na Instituição Middlesex University, onde terão a oportunidade de trocar experiências e aprimorar o idioma.  “Nasceu nosso filho, hoje estamos concretizando todo o processo que foi iniciado em agosto de 2023. É um momento de muita expectativa de que os estudantes aproveitem esse tempo para desenvolver ainda mais a língua inglesa e também de ver experiências que vão fazer diferença na bagagem de vida deles. Estamos muito felizes”, falou Renata Serpa, Gerente do Programa Recife no Mundo.

A estudante Mirella Ramos, da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, localizada na Várzea, contou que a ficha ainda não tinha caído. “Estou muito nervosa, essa é minha primeira viagem sozinha, com idioma e culturas diferentes, mas estou muito feliz. É uma oportunidade única e eu quero aproveitar o máximo que eu puder, quero aperfeiçoar meu inglês e aprender muito sobre a cultura do País”, disse a jovem. Emocionado, o pai de Mirella, Carlos Ramos, destacou que sempre acreditou no potencial da sua filha. “O primeiro passo para a realização de sonhos é a educação, ela é uma menina dedicada, estudiosa e sei que ela vai longe, esse é só o primeiro voo de muitos que ela ainda vai conquistar”, pontuou.  

Com a mala cheia de esperança, o estudante Vinicios Bezerra, também da Escola Municipal Doutor Rodolfo Aureliano, disse ter certeza que irá voltar com a bagagem cheia de conhecimentos. “Eu estou muito animado, vou trazer muita experiência e aprendizado. Esse sempre foi um sonho meu, compartilhado pela minha família, e eu persisti, estudei muito e hoje estou aqui prestes a embarcar, meu coração está a mil”, contou. Acompanhado de familiares e amigos, ele se sente amparado e protegido para dar esse passo tão importante em sua vida escolar. “Tenho todo apoio da minha família em minhas conquistas e isso me fortalece”, completou.

Com os olhos marejados, Deisy Soares, mãe de Nycollas Soares, mostrou-se muito feliz. “É uma alegria enorme ver essa conquista dele, estou imensamente feliz. O coração de mãe fica apertadinho, sem saber como será um mês fora, longe da gente, é uma experiência única, mas de muitas dúvidas” disse. Nycollas é estudante da Escola Municipal Vila Sésamo, no Ibura, e estava bastante entusiasmado com a aproximação do horário do embarque. “Eu nem sei explicar o que sinto, mas estou feliz e ansioso, quero aproveitar cada segundo e voltar cheio de histórias pra contar”, falou o jovem.

“Hoje é um dia muito especial para o Recife, estamos realizando nosso primeiro embarque do Recife no Mundo. Estamos vivendo um momento de alegria, é uma inovação, um intercâmbio para jovens do ensino fundamental, a primeira cidade do Brasil a realizar nesse formato de summer camp. Nossos estudantes vão, além de desfrutar de um curso de férias, ter a oportunidade de viver a cultura e atividades sociais no exterior, agregando (e muito) a vida deles”, declarou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Recife do Mundo - A capital pernambucana é pioneira a nível nacional no intercâmbio no formato “summer camp” - que utiliza o período de um mês de férias para aprimorar um idioma - e para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e professores. Lançado em agosto de 2023, o Recife no Mundo oferta à Rede Municipal de Ensino, de forma gratuita, curso de língua inglesa e a experiência de um intercâmbio internacional. A iniciativa está concretizando a necessidade de proporcionar o aperfeiçoamento e a habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e abrindo novas possibilidades através da comunicação. Incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da rede municipal do Recife também é outro importante objetivo do projeto. Foram contemplados com os cursos de língua inglesa do programa um grupo de 1000 estudantes dos Ensino Fundamental Anos Finais e 50 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife.

PRÓXIMOS EMBARQUES - Os próximos embarques do Recife no Mundo serão com os estudantes que seguirão para os Estados Unidos e Canadá, no dia 2 de julho, às 10h e às 15h30, respectivamente.