Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de pré-embarque do Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro aconteceu nesta terça-feira (11) no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu; estudantes e professores irão embarcar para o Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. Fotos: Paulo Melo / PCR

Está chegando a hora! Estudantes e professores selecionados para o Programa Recife no Mundo participaram, nesta terça-feira (11), da reunião de pré-embarque realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação. O encontro entre os 100 estudantes e 15 professores contemplados com o intercâmbio aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A reunião de pré-embarque do Recife no Mundo é uma das etapas previstas no cronograma do programa e tem como eixo central aprofundar e reforçar as orientações aos intercambistas, bem como tirar dúvidas com relação à experiência de intercâmbio e adaptação ao país de destino. A viagem, com duração de um mês, ocorrerá em julho. 

Estiveram presentes ainda convidados parceiros e representantes dos três Consulados dos países que integram o Programa. A Cônsul Geral do Estados Unidos, Maya Batista, falou sobre o momento. “Estou muito feliz por estar aqui hoje para este evento. A parceria do Consulado dos Estados Unidos e o Recife no Mundo está cada vez mais forte, levando estes estudantes e professores para vivenciar a diversidade e as riquezas culturais desses estados. Tenho muito orgulho das minhas raízes e temos muito a compartilhar com os brasileiros. O Recife no Mundo deixará sua marca no Brasil e formará cidadãos globais que farão a diferença nas suas escolas e comunidade ”, destacou a Cônsul. 

Pais ou responsáveis pelos estudantes também participaram do evento. “Estou muito feliz e ansiosa, é uma oportunidade única para minha filha e para todos que estão indo, acredito que muitas portas se abriram.  Esse momento é muito importante para que nós, pais, tenhamos segurança e confiança em relação a viagem e para entender todo processo realizado no pré-embarque”, disse Mirtes Pereira, mãe da estudante Tauna Pereira. Para Tauna, 14 anos, o intercâmbio é um sonho que está sendo realizado. “É incrível tudo isso que estou vivendo. É uma oportunidade única, quero aproveitar, explorar esses lugares o máximo que puder. Sempre quis fazer intercâmbio e quando minha mãe viu essa oportunidade, me incentivou. Agora estou aqui prestes a embarcar e muito feliz”, falou a estudante da Escola Municipal Karla Patrícia. 

Na reunião aconteceram palestras ministradas pelas instituições parceiras e equipe de coordenação do programa, onde abordaram temas como: embarque; documentação; bagagem; e dicas de intercâmbio. Além de ser o momento de entrega dos uniformes. “Hoje é um dia bastante especial, realizamos a primeira reunião de pré-embarque do Recife no Mundo. É importante ressaltar que esses estudantes e professores formam a primeira turma contemplada pelo programa. Eles são os pioneiros no intercâmbio oferecido pelo Recife no Mundo. Sem dúvidas, uma experiência de aprendizagem da língua inglesa e cultural, que vai ficar na memória de todos para sempre”, disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

O Programa Recife no Mundo, lançado em 2023, oferta curso de língua inglesa articulado com intercâmbio para estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino. A capital pernambucana é pioneira a nível nacional em oferecer intercâmbio no formato summer camp - que utiliza as férias para aprimorar a língua inglesa e ter a experiência da cultura de outros países - para o ensino fundamental. A iniciativa tem como foco também a concretização da necessidade de proporcionar o aperfeiçoamento e habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e abrindo novas possibilidades através da comunicação. 

Incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da Rede Municipal do Recife também é outro importante eixo do programa. Os países destino dos estudantes desta primeira edição do Recife no Mundo são Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. Este último, destino também dos professores selecionados que, além do aperfeiçoamento da língua, participarão também de formações com foco em metodologias para aplicação do inglês em sala de aula. 

“A reunião pré-embarque representa um momento muito especial para os estudantes e professores intercambistas, pois significa que todas as etapas necessárias para embarcar para o intercâmbio foram concluídas com sucesso, ou seja, estamos com tudo pronto para irmos para o aeroporto e seguir com a viagem tão aguardada e sonhada. A próxima etapa é viver essa experiência que vai proporcionar uma nova visão de mundo. Nesse dia do pré-embarque foram passadas as últimas orientações, tanto pela equipe do Programa Recife no Mundo quanto pelas agências contratadas”, arrematou Renata Serpa, coordenadora do programa. A reunião do pré-embarque oportunizou também a integração entre intercambistas e autoridades de instituições parceiras e representantes dos países que irão recebê-los. 

É importante ressaltar que todos os intercambistas serão acolhidos e acomodados em residências estudantis e supervisionadas pela equipe do Campus, e com alimentação durante toda a estadia, todos os dias da semana.