Prefeitura do Recife anuncia 250 vagas em novo edital do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Inscrições começam na próxima segunda-feira (10) e seguem até o dia 25 de junho; as novas vagas são

Na próxima segunda-feira (10), a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lança mais uma turma do Embarque Digital. Realizado em parceria com o Porto Digital, o programa de fomento à formação de profissionais especializados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação na capital pernambucana, vai ofertar 250 novas vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 25 de junho, sendo realizadas exclusivamente pelo site https://educ.rec.br/embarquedigital/

Um dos principais objetivos do Programa Embarque Digital é formar estudantes - egressos da rede pública - para atuação no setor de tecnologia, contribuindo também para a transformação de vida destes jovens em vulnerabilidade social e, consequentemente, com o fortalecimento do polo tecnológico da cidade do Recife. A iniciativa lançada em 2021 já beneficiou 1750 jovens na oferta gratuita de cursos de graduação na área de tecnologia. 

O Embarque Digital já tem a primeira turma de concluintes formada. A solenidade foi realizada em fevereiro deste ano. “O Embarque é um dos maiores e mais importantes programas da atual gestão da Prefeitura do Recife. Ele surgiu com um objetivo muito forte de ofertar a formação na área de tecnologia e melhorar a empregabilidade dos jovens egressos da rede pública de ensino. E isso causa um impacto muito positivo na economia e no crescimento do polo de tecnologia e inovação do Recife. Este ano, no mês de fevereiro, tivemos a oportunidade e a alegria de ver a primeira turma de estudantes formada. Sem dúvidas, um momento importante para a cidade do Recife”, pontua o secretário Fred Amancio. 

Para participar, os candidatos devem ser residentes e domiciliados na cidade do Recife, ter cursado os três anos do ensino médio em escola da rede pública brasileira ou o supletivo na rede pública. Além disso, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das últimas cinco edições (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nas últimas cinco edições (2023, 2022, 2021, 2020 ou 2019). É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, é dado como prioridade mulheres e estudantes que também cursaram  o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

O cronograma deste novo edital do Programa Embarque Digital prevê a divulgação do resultado final para o dia 16 de julho. As aulas começam no segundo semestre e o período de matrícula será nos dias 18 e 19 de julho. Os cursos estão distribuídos nas seguintes instituições de ensino superior parceiras: O Cesar School, o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).