Prefeitura do Recife entrega mais de 60 mil equipamentos para profissionais, estudantes e unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino

imagem de Guilherme Vila Nova
Ação faz parte do programa EducaRecife, que transformou o município na rede de ensino mais conectada do País. Foto: Paulo Melo/PCR

O Programa EducaRecife, implantado em 2021, trouxe avanços para Educação do município e vem passando por importantes transformações e adaptações para que o Recife pudesse se tornar a rede de ensino mais conectada do País. Criado com o objetivo de permitir aos estudantes da Rede Municipal da cidade pudessem acompanhar aulas remotas e outras atividades durante o período mais crítico da pandemia do covid-19, e depois como um projeto de ensino híbrido, o programa desenvolveu novos eixos para o fortalecimento da estratégia de tecnologias e inovação da Educação do Recife. Com isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, iniciou, nesta quarta-feira (6), mais uma importante etapa do Programa EducaRecife no eixo Tecnologia, com a entrega de equipamentos que vão auxiliar ainda mais professores, gestores, unidades de ensino e estudantes no processo de ensino e aprendizagem. O ato foi realizado na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira e contou com a presença de profissionais da educação e estudantes. 

Com investimento na ordem de R$ 100 milhões, o programa adquiriu mais de 60 mil equipamentos, entre chromebooks, armários de carga, Smart TVs de 55 polegadas, suportes para TVs, notebooks e desktops, que serão distribuídos para professores, gestores e nas escolas e creches da Rede Municipal do Recife. 

A atualização tecnológica com entrega de equipamentos teve seu pontapé inicial com a aquisição de 48 mil tablets para os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para todos os estudantes com deficiência ou transtornos da Rede. O equipamento vem permitindo que os estudantes acompanhem os conteúdos ofertados pelo EducaRecife no período de aulas remotas e também no modelo híbrido, tirar dúvidas em um chat online e revisar conteúdos que já foram passados, além do acesso a muitas outras ferramentas tecnológicas. 

Agora, uma nova etapa do EducaRecife está iniciando. Além dos estudantes, professores, gestores e coordenadores também terão um suporte maior para auxiliar esses alunos no dia a dia escolar por meio da tecnologia, além de contar com unidades de ensino muito mais equipadas para a realização de aulas e atividades pedagógicas mais atrativas e conectadas. A tecnologia está se transformando em uma importante aliada da Educação. O EducaRecife é uma importante estratégia para que os estudantes da Rede Municipal possam aprender com e sobre tecnologia. 

“Em um primeiro momento, o programa surgiu como um grande suporte para o período em que estávamos com aulas remotas diante da Pandemia da COVID-19 e, posteriormente, auxiliando no ensino híbrido. E mesmo após a volta das aulas presenciais, continuamos desenvolvendo uma série de projetos importantes para mostrar que ele não representa apenas um grande investimento da Prefeitura do Recife e da Secretaria de Educação em ofertar maior acesso à tecnologia aos nossos estudantes e professores, mas, efetivamente, um passo importante para que a nossa educação siga avançando”, enfatizou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Amaro da Silva, gestor da Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena, foi um dos profissionais da educação a subir no palco e representar os colegas, recebendo das mãos do prefeito João Campos um notebook novinho em folha. “Isso é inclusão digital e hoje o Recife oferece uma educação mais inclusiva. Estas serão ferramentas a mais que vamos oferecer aos nossos alunos. É com muita felicidade que participo deste momento. Estamos muito felizes porque isso vai proporcionar uma nova história para a Educação do Recife”, celebrou o gestor. 

“Hoje a cidade do Recife pode dizer com clareza que tem uma estratégia de estrutura escolar e de tecnologia. Este é um dia muito importante e fico muito feliz de poder compartilhar esse momento com todos que fazem a Rede Municipal de Ensino e que dão a vida pela educação da nossa cidade. Esses não são só equipamentos, mas uma representação do avanço”, encerrou o Prefeito João Campos. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR