Prefeitura do Recife entrega Creche Escola Salete Matias Borges totalmente requalificada

imagem de Guilherme Vila Nova
Unidade passou por melhorias e hoje acolhe 60 estudantes da Rede Municipal. Prefeito João Campos fez a entrega na manhã desta quinta-feira (31). Foto: Mônica Oliveira/PCR

Na mesma semana em que inaugurou as novas instalações da Creche Escola Caranguejo Tabaiares, vistoriou a ampliação da Creche Escola Ana Rosa Falcão e anunciou a contratação de 400 ADIs e AADEEs, o prefeito do Recife João Campos também fez a entrega da Creche Escola Salete Matias Borges toda requalificada. Na manhã desta quinta-feira (31), ao lado do secretário de Educação, Fred Amâncio, o gestor municipal esteve na unidade de ensino, na Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, onde antes funcionava o Espaço Pertencer Sítio Grande. A creche, que acolhe 60 estudantes, passou por intervenções em toda a sua estrutura.

“Estamos inaugurando agora mais uma creche no Recife. A Creche Salete Matias Borges, aqui em Sítio Grande, Imbiribeira, e a creche é um espaço onde se faz educação, mas é também de amor e acolhimento. Agora mesmo vimos uma imagem super linda, as crianças descansando. É com muito amor e carinho que os educadores e ADIs cuidam e fazem a educação do Recife. Então educação é dedicação, preparo e estudo, mas é também fazer com o coração”, comentou João Campos na ocasião.

A creche conta com três salas de aula, cozinha, despensa, banheiro de funcionários, banheiros masculino e feminino infantis, secretaria, pátio coberto, lavanderia e área de serviço. As principais intervenções realizadas no local foram a requalificação da coberta, construção do pátio coberto e da área administrativa, revestimento cerâmico nas paredes internas da unidade, instalação de lajota na área posterior à unidade, pintura geral, construção de cisterna e revisão geral em toda a parte elétrica.

A unidade de ensino conta atualmente com três turmas divididas entre o Grupo I, II e III. “A Creche Escola Salete Matias Borges é mais uma unidade onde tivemos a oportunidade de trabalhar em melhorias e na requalificação de espaços para atender os nossos estudantes da melhor maneira possível. É muito importante que, além de toda qualidade oferecida pelos professores, gestores e coordenadores, também possamos dar total conforto aos alunos para as experiências que vão além da sala de aula”, destacou Fred Amancio.

Já Cristina Borges, filha de Salete Matias Borges, que dá nome à creche, fez um discurso de agradecimento durante o ato de entrega. “Estou aqui muito emocionada. Resistência, luta e respeito são as palavras que resumem as comunidades Sítio Grande e Dancing Days. Em 1984, nós fomos tirados daqui, só ficaram 58 casas. E  Miguel Arraes passou por aqui, nos ajudou. Com Eduardo Campos, conquistamos a desapropriação da terra. E hoje é uma honra ver a continuidade das nossas conquistas - primeiro o bisavô, depois o pai e agora o filho. Minha mãe foi uma das pessoas que mais me incentivaram, era semianalfabeta mas sabia dos nossos direitos”, contou ela.

Fotos: Rodolfo Loepert e Mônica Oliveira/PCR