Programa Primeiras Letras oferece formação em Práticas de Leitura para coordenadores da Rede Municipal do Recife

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Ação teve início na última quarta-feira (23) e segue até esta sexta-feira (25), na EFER. Foto: Paulo Melo/PCR

A Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) está recebendo, entre a quarta-feira (23) e a sexta-feira (25), uma formação inicial para todos os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal do Recife. A ação faz parte do programa Primeiras Letras, lançado no ano passado com o objetivo de alfabetizar todas as crianças da Rede Pública Municipal do Recife até os sete anos de idade. Em média, 250 coordenadores estão participando desta formação, que engloba os grupos IV e V, 1º, 2º e 3º ano, além das turmas de correção de fluxo. 

A ação tem como principal foco o tema “Práticas de Leitura”, passeando pela leitura em voz alta, leitura em grupo e a apresentação de atividades sobre leitura dentro da sala de aula. A programação segue até a próxima semana, quando as equipes farão um acompanhamento nas escolas, para acompanhar a formação sendo colocada em prática no dia a dia, auxiliando os professores no que for necessário. 

“Esta formação com os coordenadores pedagógicos é de uma importância imensa. São eles que acompanham o trabalho dos professores nas escolas. Eles são os formadores dos professores e hoje estão aqui para receber diversas orientações que farão toda a diferença na sala de aula na hora de alfabetizar nossas crianças. É sempre importante buscar a melhor maneira de alcançar esses estudantes”, destacou Ana Valéria, Gerente do Programa de Alfabetização da Secretaria de Educação do Recife. 

Rita da Cássia, vice-gestora da Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada no Cordeiro, garantiu a importância desse movimento. “É sempre importante esse processo de formação, principalmente para nós que estamos no dia a dia da escola, sempre à frente, trabalhando junto com a equipe de professores. É preciso que estejamos sempre procurando aprender mais para que possamos desenvolver melhor nossas funções junto à nossa equipe”, complementou. 

“É muito importante que exista uma discussão sobre essas situações. A escola não pode fechar os olhos e deve sempre se atualizar com sabedoria, buscando caminhos possíveis para que as crianças continuem evoluindo todos os dias. É papel da escola entender a sociedade e transmitir o conhecimento para toda a comunidade da forma mais humana possível”, acrescentou a  Formadora Danielle Soares. 

PRIMEIRAS LETRAS

O programa conta com seis grandes eixos de atuação e a iniciativa será trabalhada da pré-escola até as duas primeiras turmas do Ensino Fundamental. O plano de ações, que envolve justamente as formações dos professores, também conta com a distribuição de um material pedagógico complementar, avaliações das escolas e monitoramento de dados. 

O Primeiras Letras contará com investimento público de aproximadamente R$15 milhões até 2024, beneficiando mais de 34 mil estudantes. O programa ainda garantirá um aporte financeiro de mais de R$1,8 milhão e as dez escolas com melhores resultados na alfabetização dessas crianças serão premiadas com R$80 mil, enquanto as dez que apresentarem maior crescimento receberão R$60 mil. As unidades com resultados mais modestos não ficarão de fora, e serão contempladas com um incentivo de R$40 mil, iniciando um trabalho em parceria com instituições que apresentarem indicadores melhores. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR