Secretária Municipal de Educação de Palmas faz visita à Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER) e Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD)

imagem de Guilherme Vila Nova
Gestora deseja se inspirar nas instalações recifenses para implementar um modelo parecido em seu município. Foto: Paulo Melo/PCR

Uma comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Palmas, no Tocantins, elegeu a cidade do Recife para uma visita bastante especial. A secretária da pasta, Cleizenir Divina dos Santos, visitou a Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER), nesta quinta-feira (17), com a intenção de se inspirar na unidade para reproduzir um modelo parecido em sua cidade. O grupo, que também contou com a Superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional, Anice Moura; a Diretora de Avaliação, Estatísticas e Formação, Maria Antônia Almeida, e o Diretor de Ensino Fundamental, Weldes Rocha, foi recebido por Henrique Nelson da Silva, Gestor da EFER, e Alexandra Félix, Gestora de Acompanhamento Pedagógico do Recife. 

No primeiro momento, os representantes do Recife realizaram uma reunião para apresentar os principais projetos da educação da cidade. Após a troca de informações e experiências, a comitiva foi acompanhada pelos corredores da EFER, conhecendo todas as instalações da unidade, que é responsável por toda a formação de professores, gestores, coordenadores e não docentes que fazem parte da Rede Municipal de Ensino do Recife. 

Também está na programação dos visitantes uma ida à Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD). É lá onde funciona a principal parte tecnológica do município em relação à educação, e de onde são transmitidas as aulas online, através do programa EducaRecife. 

“Nós fizemos uma pesquisa para buscar um município que tivesse algo voltado especificamente para a formação e avaliação de professores e servidores, e observamos que o Recife é esse lugar. Ficamos muito felizes em poder estar aqui e compartilhar esse momento. É muito importante termos essa troca de aprendizagem e experiência. Nosso desejo é fazer algo em Palmas que seja, ao menos, parecido com essa estrutura”, confirmou Cleizenir.

Gestor da EFER, Henrique Nelson também fez questão de explanar a importância mútua de uma troca como essa. “A realização da formação continuada é fundamental para manter a qualidade do ensino. Esse é sempre nosso objetivo. E é isso que o pessoal da Secretaria de Educação de Palmas visa construir no município. Uma política mais organizada de formação. É muito importante quando nos unimos para compartilhar saberes e a gente passar um pouquinho da nossa experiência no dia a dia da EFER, para que eles possam se inspirar nesse trabalho e também para que a gente aprenda com a experiência deles”, complementou. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR