Prefeitura do Recife inicia campanha de imunização contra a Covid-19 nas Escolas Municipais

imagem de Guilherme Vila Nova
Estudantes com idade entre cinco e 11 anos serão beneficiados; ação vai percorrer todas as unidades de ensino da rede. Foto: Paulo Melo/PCR

Sorrisão no rosto, manga arregaçada e vacina contra a Covid-19 no braço. Assim iniciou a quarta-feira (16) dos estudantes das Escolas Municipais do Recife. Por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura do Recife começou hoje a campanha de imunização contra o vírus em três grandes unidades da rede: Escola Municipal Engenho do Meio, Escola Municipal dos Coelhos e Escola Municipal Santa Maria. Além destas, outras nove escolas terão vacinação para seus estudantes até esta sexta-feira (18). A ação contemplará todas as unidades municipais do Recife nas próximas semanas. 

“Estamos com grande expectativa em cima desta ação e com um planejamento muito grande. Nosso objetivo é vacinar 100% dessas crianças, então, quanto mais possibilidades de aproximar a vacina deles, melhor”, destacou a prefeita em exercício, Isabella de Roldão. O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, também esteve presente neste primeiro dia de campanha dentro das escolas municipais. “Elaboramos uma carta orientando os pais sobre a importância da vacina. Vamos contemplar todas as escolas com a ação, porque entendemos que quando fazemos esse processo, a gente avança bastante. Tivemos uma ótima experiência com os adolescentes acima dos 12 anos e acreditamos que com as crianças não será diferente. Isso também facilita a vida dos pais, que terão uma atenção especial dentro das escolas”, complementou. 

Para a vacinação nas escolas, não é necessária a presença dos pais. O aluno precisa apresentar um termo de consentimento, que já foi previamente distribuído nas instituições de ensino, assinado pelo responsável legal, autorizando a imunização do estudante.

Renato Messias, pai de Anne Beatriz, de 7 anos, não perdeu tempo e levou logo a pequena para se vacinar na Escola Municipal Engenho do Meio, onde ela estuda. “Trabalho com o público e tinha medo de passar algo para ela. É importante que ela seja imunizada para que a gente fique em paz. Fazer isso na escola se tornou mais simples, sem necessidade de agendamento, o que facilitou nossa vida. Agora, já estou na expectativa para a segunda dose. E quantas mais doses forem necessárias, porque quanto mais protegida, melhor”, garantiu. 

A estimativa é que a ação contemple 500 crianças diariamente. Assim como nos postos de vacinação e no Parquinho da Vacina, a garotada imunizada recebe certificado de criança supervacinada, além de um livro infantil. As unidades de ensino contarão com ações lúdicas para entreter os pequenos durante o período de observação pós-vacina, que é de vinte minutos. 

Até o último domingo (13), de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 44.950 crianças residentes na capital pernambucana haviam iniciado o processo de imunização, representando 28,17% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Recife tem 159.558 nessa faixa etária. Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza - entre escolas e creches - cerca de 72 mil estudantes entre cinco e 11 anos de idade matriculados em 275 unidades de ensino destinadas a essa faixa etária.

“Fiquei muito grata por essa ação, que disponibilizou para nós a oportunidade de vacinar a criança na própria escola. O processo foi muito rápido. Estou muito feliz que ela está mais protegida. Para nós, que somos mães, é muito mais tranquilo mandar para a escola sabendo que ela está imunizada contra esse vírus”, arrematou Juliete Alves, mãe de Nickolly, estudante da Escola Municipal dos Coelhos. 

É importante ressaltar que as vacinas contra a Covid-19 para o público infantil foram devidamente testadas e aprovadas, assim como outras vacinas para outras doenças. Nesta primeira semana, a campanha de vacinação nas escolas contemplará também as Escolas Municipais Santa Maria Goretti (Vasco da Gama); Mário Melo (Campo Grande); Santa Luzia (Estância); Educador Paulo Freire (Ipsep); e Carlúcio de Souza Castanha Júnior (Cohab). Nestas unidades, a vacinação acontece na quinta-feira (17)

Na sexta-feira (18), as equipes da Saúde visitarão as Escolas Municipais Diná de Oliveira (Iputinga); Draomiro Chaves Aguiar (Casa Amarela); Professora Jandira Botelho Pereira da Costa (Campo Grande); e Novo Mangue (Ilha de Joana Bezerra). 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR