Técnicos Pedagógicos participam de palestra sobre o Programa de Letramento do Recife

imagem de Bella
Foto: Abel André/Detec

Na tarde da última segunda-feira (27), a Escola de Formação e Educadores do Recife-EFER recebeu cerca de 250 técnicos pedagógicos da Secretaria de Educação do Recife, para conhecerem o Programa de Letramento do Recife-PROLER, que tem como foco principal alfabetizar a criança na idade certa.

A Gerente de Alfabetização e Letramento da Educação Infantil e Anos Iniciais, Renata Jatobá e a Secretária Executiva de Coordenação Geral, Roberta Monteiro deram as boas vindas ao público e em seguida passaram para um momento de socialização.

Na explanação sobre o PROLER, Renata Jatobá explicou que o programa é desenvolvido com as crianças do grupo 4 da educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes são acompanhados em sala de aula, onde são feitas diagnoses que irão indicar a necessidade de fazer intervenções na prática para que determinados direitos de aprendizagem sejam alcançados. Todo programa é estruturado no projeto Alfaletrar de Magda Soares, que é uma teórica de referência sobre letramento no Brasil e no mundo. “O PROLER hoje é um programa muito importante para a secretaria de educação, junto com o brinqueducar. E esse encontro é pertinente para os técnicos-pedagógicos de todas as diretorias conhecerem os objetivos e a metodologia desenvolvida”, disse Renata.

 “Nós somos uma única rede e trabalhamos todos com os mesmos objetivos, que é melhorar a aprendizagem das crianças e aumentar a qualidade do ensino. Então todos os setores devem estar de mãos dadas nesse momento para que possamos atingir isso”, ressaltou a dirigente da Unidade de Tecnologia-UTEC do Largo Dom Luis, Chrystiane Araújo.