Espaço Ciência abre inscrições para torneio virtual de ciências

São vários desafios, de Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica e Astronomia que estimulam os alunos a fazerem experimentos. Imagem: Divulgação/Espaço Ciência

Estão abertas, até o dia 03 de março, as inscrições para o Torneio Virtual de Ciências 2017 realizado pelo Espaço Ciência. Cada escola pode inscrever até cinco equipes: uma em cada série – 8º e 9º anos do Fundamental e 1º a 3º anos do Ensino Médio.

O torneio é uma competição, realizada durante todo o ano, por meio de desafios. Seu formato torna a ciência mais atrativa ao aproximá-la da prática e da experimentação. São vários desafios, de Física, Química, Biologia, Matemática, Robótica e Astronomia,  que estimulam os alunos para que experimentem, criem, pensem – ampliando e contextualizando o conhecimento que recebem em sala de aula.

No ano passado, por exemplo, na primeira edição do evento, os participantes fizeram experimentos a partir de sucata eletrônica, construíram equipamentos robóticos para combater o desperdício de água; calcularam a probabilidade de um pão cair com a manteiga virada para baixo; entre outras atividades.

Os desafios são registrados em vídeos pelos grupos e enviados para o Espaço Ciência, que os compartilha nas redes sociais. As curtidas e compartilhamentos dos vídeos também valem como pontuação no torneio. Com isso, é possível atingir um número muito maior de pessoas, ampliando a visibilidade do Torneio e, principalmente, estimulando  o interesse pelo conhecimento científico.

Em 2016, foram 7.052 alunos inscritos – 3.238 do Ensino Fundamental e 3.814 do Ensino Médio – de 17 municípios do estado. Foram 19% de inscritos do Sertão, 23% do Agreste e 13% da Zona da Mata. O sucesso da primeira edição foi tanto que a expectativa, para 2017, é atingir a meta de 500 escolas e 50 mil alunos.

As incrições podem ser feitas AQUI

Mais informações: Espaço Ciência