Utec do Alto Santa Terezinha inicia atividades em novembro com 400 alunos inscritos

Nova unidade de tecnologia fica dentro do Compaz Governador Eduardo Campos e oferece cursos gratuitos de informática para a população. Foto: Irandi Souza/PCR

A população do Alto Santa Terezinha e áreas próximas conta agora com um espaço moderno e dedicado ao ensino gratuito de informática. Situada dentro do Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos (Compaz), a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Alto Santa Terezinha foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (28), pela Prefeitura do Recife, e inicia as atividades na próxima semana. A 23ª Utec da rede municipal de ensino do Recife já conta com 400 pessoas matriculadas em diversos cursos.

O espaço tecnológico funcionará na biblioteca do Compaz e terá kits de robótica e notebooks para serem usados nas aulas. "O investimento em tecnologia na educação é uma tônica da atual gestão e vem dando resultados incontestáveis, como a conquista do bicampeonato nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) pelos nossos alunos. Aqui a comunidade vai ter acesso a serviços como cursos de informática e aulas de robótica, que está mudando a cara da rede municipal de ensino", afirma o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

As Utecs são laboratórios de informática - fixos ou itinerantes - criados para proporcionar inclusão digital à população. As unidades atendem a comunidade e as escolas e creches do entorno, dando suporte ao uso da tecnologia como recurso pedagógico e promovendo atividades para os alunos, formação para os professores, acompanhamento do Programa Robótica na Escola e do uso de tablets e notebooks nas unidades de ensino. Inicialmente, a unidade do Alto Santa Terezinha vai funcionar durante a semana, das 9h às 17h, disponibilizando cursos como Editor de Texto, Planilhas Eletrônicas, Software de Apresentação (Powerpoint), Introdução à Robótica, Internet Básica, Cinema e Animação Digital.

Responsável pelo Compaz, o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, destaca que a Utec é mais um serviço oferecido no local. "Nossa equipe é muito aguerrida e dedicada. Cada vez mais fico deslumbrado com esse equipamento de altíssima qualidade, que está transformando a vida da população da Zona Norte. O Compaz é um espaço de convivência que também reforça as ações das escolas do entorno", afirma o gestor.

O evento de inauguração teve a participação da equipe de estudantes da Escola Municipal Paulo VI, que foi campeã da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e ficou na quarta colocação na etapa nacional. Os alunos apresentaram robôs que montaram com os blocos de encaixe da Lego Education, como um "escorpião" que dava "picadas" nas pessoas. "Participar da Olimpíada foi uma experiência muito boa. Eu me desenvolvi muito com a robótica e daqui para a frente penso em continuar os estudos para ser Engenheiro Mecânico", afirma o aluno Eriky Arcanjo, do 8º ano. Houve também apresentação de três robôs humanoides NAO, que dançaram e interagiram com as crianças.