"Som da Inclusão" transforma a Creche Escola Municipal Brejo de Beberibe em um espaço de acolhimento e aprendizado

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento trouxe o músico Lucas de Castro e destacou a importância da música na educação. Foto: Divulgação

A Creche Escola Municipal Brejo de Beberibe realizou, nesta segunda-feira (21), a culminância do projeto "Som da Inclusão 2", com a ação especial intitulada "Sou Criança, Quero Minhas Lembranças". A celebração contou com a presença do compositor Lucas Crasto, que trouxe seu mais recente trabalho, "Sala de Estar", uma obra carregada de afeto e memórias, oferecendo às crianças e à comunidade escolar uma experiência envolvente de conexão com a música.

O projeto "Som da Inclusão" faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da creche, que busca integrar a música como uma ferramenta de desenvolvimento integral dos estudantes. A cada ano, a iniciativa abre espaço para a participação de artistas de diferentes áreas, ampliando o horizonte cultural e emocional das crianças. 

“Trazer o artista Lucas de Castro para o projeto valoriza a cultura pernambucana e destaca a música como uma parte importante da educação. Sua presença ajuda a criar memórias que nossos alunos levarão para a vida toda, desde a infância até o futuro”, falou a gestora da unidade, Maria Helaine Monteiro. 

A ação "Sou Criança, Quero Minhas Lembranças" buscou não apenas celebrar o aprendizado, mas também trazer uma reflexão sobre como a inclusão pode ser um processo sensível, que precisa ser compreendido de maneira profunda e genuína. O projeto reafirma o compromisso da Creche Escola Municipal Brejo de Beberibe com a formação de cidadãos mais empáticos, conscientes e abertos à diversidade, utilizando a música como meio para essa transformação.

“Estar aqui, junto com as tias e os professores, é como entrar em uma sala de estar. Este espaço também se torna um lugar de acolhimento e segurança. A escola, ou a creche, como é o caso aqui, deve ser esse ambiente seguro, essa sala de estar simbólica na vida das crianças e dos educadores. Para mim, que estou saindo daqui hoje profundamente impactado, esse dia reflete exatamente isso: a escola como um espaço de segurança, onde todos se sentem acolhidos e transformados”, disse o músico, Lucas Castro.