Servidores da Educação do Recife participam do I Passeio Ciclístico do Programa Bem-Estar

imagem de Guilherme Vila Nova
Percurso contemplou o trecho do Pina ao Marco Zero; encerramento da atividade contou com a animação da Bandinha do Núcleo de Atividades Culturais / Fotos: Paulo Melo/PCR

Neste domingo (9), a tradicional ciclofaixa da cidade do Recife ficou tomada pelo azul das camisas do I Passeio Ciclístico do Programa Bem-Estar na Educação, organizado pelo Centro de Atendimento ao Servidor da Educação do Recife (CASER). O evento, que partiu do Pina e seguiu até o Marco Zero, reuniu servidores da educação em uma jornada de incentivo à prática de exercícios físicos e promoção do bem-estar integral. Pedalar, além de ser uma atividade divertida, oferece inúmeros benefícios à saúde física, como fortalecimento do sistema cardiovascular, melhora da resistência e manutenção de um peso saudável.

Edson Lima, professor da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Várzea, expressou sua alegria em participar do evento. "Esse é um momento pensado para o servidor de forma integral, abrangendo tanto a saúde mental quanto a física. É crucial que essas estratégias se tornem recorrentes para que mais pessoas possam vivenciar esse momento incrível," disse.

O ciclismo também proporciona benefícios mentais significativos, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, graças à sensação de liberdade e à conexão com a natureza que ele proporciona. Além disso, ao optarem pela bicicleta, os participantes contribuíram para a sustentabilidade ambiental, reduzindo a emissão de poluentes e promovendo um meio de transporte livre de carbono, essencial na luta contra as mudanças climáticas.

Também participante do passeio ciclístico e já familiarizada com esse esporte, a professora de salas digitais, Rosângela Lima, terminou o percurso com gosto de quero mais. “É sempre bom pedalar. Essa iniciativa foi muito boa, espero que ela possa continuar e entre no calendário do programa e atrair cada vez mais servidores, esse é um dos momentos de autocuidado que o Programa Bem-Estar oferece aos servidores, estou bem satisfeita”, falou a docente. Rosângela, inclusive, também frequenta a musicoterapia ofertada pelo programa.

O passeio foi um sucesso, reforçando a importância da prática de exercícios físicos e da responsabilidade ambiental. Famílias e colegas de trabalho pedalaram juntos, fortalecendo laços e promovendo a saúde comunitária. A chegada ao Marco Zero foi um momento de celebração e alegria, com todos já ansiosos pelo próximo evento, certos de que pequenas ações podem trazer grandes mudanças para a saúde e o meio ambiente.

"Estamos aqui para promover a saúde integral e destacar o trabalho que a Secretaria de Educação do Recife está fazendo com o Programa Bem-Estar. Recife é pioneira nesse modelo de atendimento ao servidor, focado na saúde mental e física. Este passeio é uma oportunidade para cuidar não só do corpo, mas também da mente, ao contemplar a cidade, a natureza e ao vivenciar momentos de integração e troca de experiências, saindo da rotina e socializando," explicou a gerente do programa, Maria Costa.