Seminário sobre inclusão encerra a 15ª Semana da Pessoa com Deficiência

O evento reuniu profissionais de três secretarias da Prefeitura do Recife para discutir e fortalecer a política de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Foto: Carlos Augusto/PCR

O seminário "Trabalho em rede: uma questão de inclusão" encerrou, nesta sexta-feira (26), a programação oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Realizado na Escola de Formação Paulo Freire, na Madalena, o evento foi promovido de forma conjunta pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O principal objetivo foi discutir e fortalecer a política de promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência desenvolvida pela Prefeitura do Recife com profissionais das três pastas que trabalham com o tema.

Na abertura do seminário, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, ressaltou a importância do trabalho conjunto realizado no município. Na sua opinião, esta foi uma oportunidade de registrar os avanços e discutir os desafios ainda por vir. "Felizmente temos muitas coisas para comemorar, especialmente em relação ao novo padrão de acessibilidade que vem sendo implantado nos novos equipamentos, como as Upinhas e o próprio Hospital da Mulher, além da aquisição e montagem de novos equipamentos de exames ginecológicos para mulheres com deficiência", frisou.

Já sobre a área de Educação, quem falou foi a gerente-geral de Política e Formação Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Daniele Miranda. O tema da palestra dela foi "A consolidação da política de educação inclusiva na rede municipal de ensino do Recife". Como exemplos de avanços importantes, a gerente-geral citou a classe hospitalar, que permite a continuidade do estudo das crianças com câncer durante o tratamento, e as salas bilíngues, onde os estudantes aprendem os conteúdos em Libras.

Geruza Felizardo, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, também falou na abertura do evento. Segundo ela, a Semana da Pessoa com Deficiência foi um momento especial para se discutir a igualdade e a valorização da diversidade humana, para que se possa avançar cada vez  mais nesse sentido.

Primeiro palestrante do evento, o gerente da Divisão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Fernando, falou sobre "Sensibilização: Viva a diferença". De forma descontraída, ele fez um histórico das conquistas das pessoas com deficiência ao longo dos últimos anos. Paulo lembrou que a Lei Brasileira de Inclusão já está em vigor desde janeiro e que agora é preciso lutar para que todos os seus artigos sejam implementados em todos os estados e municípios do País.

A programação do seminário contou ainda com palestra de Alyne Lima, coordenadora da Política de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, que desenvolveu o tema "Reconhecendo a pessoa com deficiência como usuária do SUS". O evento foi encerrado por Cristina Lima, gerente de Proteção Social Básica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ela falou sobre "Serviços e benefícios da Assistência Social para a Pessoa com Deficiência".