Seminário de Educação Integral fortalece práticas pedagógicas nas escolas da Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Gestores, professores e servidores participaram de palestras e oficinas com foco em inovação, protagonismo estudantil e desenvolvimento integral dos estudantes: Fotos: Paulo Melo /PCR

Gestores, coordenadores, professores e servidores das escolas integrais de Anos Iniciais e Finais da Rede Municipal do Recife participaram, nesta quarta-feira (23), do Seminário de Educação Integral na Escola de Formação dos Educadores do Recife (EFER). O evento teve como foco a capacitação em torno das bases da educação integral, destacando-se por oferecer uma série de palestras e oficinas voltadas para a melhoria das práticas pedagógicas nas escolas.

A formação abordou temas essenciais para a educação integral, como Projeto de Vida, Protagonismo Estudantil, Eletivas, Raciocínio Lógico, Práticas Experimentais e Tecnologia e Inovação. Essas áreas são fundamentais para o desenvolvimento de um currículo mais abrangente e dinâmico, que busca formar alunos preparados não apenas academicamente, mas também em suas habilidades socioemocionais e para a vida.

"A nossa proposta tem como objetivo fortalecer a educação integral nas escolas de tempo integral. Isso significa trabalhar diretamente com os professores, a gestão e todos os membros que compõem o corpo escolar, para reforçar as bases dessa educação, e fortalecer as ações pedagógicas já em andamento. Queremos, acima de tudo, garantir que essas práticas conduzam nossos estudantes ao sucesso, oferecendo um ensino mais completo e transformador”, falou Neuza Pontes, gerente geral de Educação Integral da Educação do Recife.

Para iniciar o evento, os educadores participaram de uma palestra ministrada pelo palestrante Alfredo Gomes da Costa, que apresentou o tema “As premissas que fortalecem a Educação Integral”. A palestra mostrou os princípios visam desenvolver o potencial criativo, inventivo e transformador das novas gerações, ajudando os participantes a compreenderem (cognitivamente), aceitarem (afetivamente) e praticarem (atitudinalmente) premissas inovadoras para criar itinerários formativos voltados à formação integral dos estudantes. 

"Quando falamos de educação integral, o Brasil tem muito a aprender com Recife. É com muita alegria que estou aqui para desenvolver essa atividade formativa. Quero agradecer a cada um que, no dia a dia, respira educação integral. Os professores e gestores enfrentam desafios e encontram oportunidades, sempre com intuição e determinação para fazer o melhor pela formação integral dos nossos estudantes. Essa dedicação faz toda a diferença", pontuou o palestrante, Alfredo Gomes. 

O evento também ofereceu oficinas práticas, que incluíram atividades como “Desenhos de Si: Dinâmicas e Reflexões” e “Tecnologias Imersivas no Ensino de Ciências”, “Pensamento Computacional”, “Escolas que Inspiram: Protagonismo e Autonomia” e “Gestão Ativa: Clubes como Espaços de Protagonismo”. 

"Esse seminário sempre nos convida a refletir sobre as premissas da escola integral, e estar aqui hoje com o professor Alfredo Gomes fortalece as bases para quem busca construir uma escola integral séria. Já participei de outro seminário, e o grande diferencial é estar novamente com Alfredo, que é um dos precursores da Escola Integral no Brasil. O irmão dele foi um dos grandes incentivadores do modelo aqui em Pernambuco, o que nos aproxima das filosofias dessa nova escola integral desenvolvida na última década”, pontuou a gestora da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) Paulo VI, Ana Márcia de Souza.

O encontro reforçou o compromisso da Rede Municipal de Ensino do Recife em continuar promovendo a educação integral como um modelo que vai além da sala de aula tradicional, focando no desenvolvimento pleno dos estudantes. Através de formações como essa, gestores e professores são capacitados a implementar projetos inovadores, fortalecendo a construção de uma educação mais inclusiva, colaborativa e voltada para o futuro.

“O tempo integral traz uma proposta diferenciada, e ajustes recentes têm impulsionado a evolução dos processos de aprendizagem. Estamos em um momento crucial para a educação, com novos projetos fortalecendo o trabalho existente. Este seminário nos permite revisitar conceitos essenciais, e o aprendizado das escolas de tempo integral deve ser levado para as regulares, especialmente em relação ao protagonismo e ao projeto de vida, fundamentais para todos os jovens”, disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.