Seminário de Anos Finais tem foco no papel da escola no desenvolvimento dos estudantes adolescentes

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento foi realizado na EFER e contou com gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos. Foto: Paulo Melo/PCR

A Escola de Formação de Educadores do Recife - Professor Paulo Freire (EFER) recebeu, nesta terça-feira (15), gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos de escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade para participar do Seminário de Anos Finais, promovido pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica. O encontro teve como foco o papel das escolas no relacionamento com os adolescentes, considerando as particularidades de cada jovem no momento de pensar nas abordagens pedagógicas, matriz curricular e no próprio ambiente escolar. 

Além de um momento de acolhimento realizado pela EM Professor Antônio de Brito Alves, que trouxe para os presentes o espetáculo “Somos todos África”, que nasceu dentro da unidade de ensino como um trabalho de conscientização contra o racismo e a promoção da cultura de paz, os educadores também puderam acompanhar a palestra da jornalista Anna Penido, criadora do primeiro Centro Lemann do Brasil, que abordou o tema “Adolescências em Foco”. 

“O mais importante é a gente entender que justamente na adolescência existem muitas coisas acontecendo no corpo, nos sentimentos, na mente e no coração desses estudantes. Precisamos considerar tudo isso na hora de pensar em uma escola atrativa e acolhedora para esses jovens. Conhecer bem nossos estudantes adolescentes é fundamental para a gente fazer uma escola que faça sentido para eles”, explicou Anna. 

Durante o encontro, a secretária executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, também detalhou as informações dos principais projetos da Rede voltados para os Anos Finais e reforçou os recursos pedagógicos que são oferecidos para auxiliar nas aprendizagens desses estudantes, como a plataforma Árvore de Livros, o Barco Escola e o Revisa Recife. 

“O objetivo dessa iniciativa é justamente juntar todo mundo que trabalha com os Anos Finais nas escolas da Rede Municipal para que a gente possa refletir sobre questões importantes para a nossa juventude, o interesse desses estudantes e o que a gente, como escola, está proporcionando para eles. Também é o momento de socializar o que vem sendo feito nas unidades, o que ainda precisamos desenvolver com eles e de propor maiores avanços para essa etapa de ensino”, detalhou Ana Selva. 

O seminário foi finalizado com uma mesa, mediada por Neuza Pontes, Gerente Geral de Educação Integral, e Ivanildo Luís, Gerente de Anos Iniciais, que trataram sobre “Vivências Pedagógicas - Experiência de Gestão, Professores e Estudantes”. 

Vice-gestor da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França, localizada em Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, Valter Souza confirmou a importância de momentos como esse, de troca de experiências, para quem vive no chão da escola. “O seminário traz novas perspectivas para nós que estamos no dia a dia escolar. Além de refletirmos sobre nossas práticas, na conversa com os colegas também podemos identificar situações parecidas que vivemos em escolas diferentes, e aí podemos aplicar as soluções e desenvolver melhor os desafios diários das nossas unidades.”

Fotos: Paulo Melo/PCR