Seminário “Conectando Aprendizagens” culmina ações de recomposição realizadas na Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Objetivo do encontro é potencializar o diálogo e tornar público os trabalhos realizados nas unidades.

Promovido pela Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica como a culminância de um longo trabalho realizado nas escolas, o seminário “Conectando Aprendizagens” reuniu gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal do Recife, nesta quarta-feira (30), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). O objetivo do encontro é a socialização das estratégias de recomposição de aprendizagens utilizadas dentro das salas de aula da rede pública municipal. 

A ação passou por outras etapas até chegar ao seminário. O trabalho foi iniciado por meio de encontros em escolas-polo, onde foram discutidas as prioridades de aprendizagem para os estudantes, além de traçar definições de estratégias para superar esses desafios. Em seguida, foi realizado um acompanhamento técnico pedagógico, buscando qualificar o planejamento e a avaliação dos impactos de cada ação realizada nas escolas para recompor essas aprendizagens. 

O arremate de todas as ações resultou no seminário, que contou com uma palestra da Doutora em Educação, Bárbara Born, com o tema “Comunidade de Aprendizagem”. “A ideia foi falar um pouquinho das formas de trabalhar o desenvolvimento profissional dos professores, principalmente dentro das escolas, pautada na valorização dos conhecimentos, mas também na expansão por meio das trocas e da interação entre eles. Venho como uma contribuidora externa para somar nesse processo que já tem sido realizado pela Secretaria de Educação”, contou.

Além disso, a programação ainda abordou um momento de socialização protagonizado por gestoras e coordenadoras das Escolas Municipais Paroquial Cristo Rei, Capela Santo Antônio, Reitor João Alfredo e Nadir Colaço sobre as boas práticas realizadas para essa recomposição. Ao todo, 204 escolas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental estão envolvidas nas ações. 

“Os seminários sempre renovam as nossas ideias. Sempre que temos a oportunidade de ter esse encontro com os colegas, podemos compartilhar as nossas vivências e descobrir novos caminhos. Desde o início do ano estamos nesse trabalho de recomposição e esses encontros vêm só para enriquecer o nosso conhecimento, porque vamos ouvindo sugestões e inserindo no nosso dia a dia escolar”, destacou Sulanir Nascimento, Coordenadora Pedagógica da E.M. Capela Santo Antônio, na Ilha de Deus. Para incentivar o interesse por produção textual e também a escrita dos estudantes, a unidade criou um “correio”, onde os alunos escrevem cartas para estudantes de outras escolas. “Isso tem motivado ainda mais a escrita deles”, complementou Sulanir. 

“O Conectando Aprendizagens é uma estratégia onde a gente promove a socialização das experiências e o planejamento coletivo das propostas pedagógicas entre escolas. É uma grande articulação que envolve a Secretaria de Educação, a equipe pedagógica das Regionais e a gestão e coordenação escolar. Estamos felizes em estar conseguindo fazer esse monitoramento de perto, dentro das unidades, para pensarmos juntos e refletirmos na elevação dessas estratégias”, comemorou Ana Selva, secretária executiva de Gestão Pedagógica. “Estamos muito contentes em realizar essa culminância de um trabalho que vem sendo muito positivo na recomposição das aprendizagens dos nossos estudantes dentro da Rede do Recife. É um trabalho que precisa ser contínuo e envolve muita troca entre todas as unidades”, emendou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.