Secretaria de Educação do Recife realiza Seminário de Educação Inclusiva

imagem de Guilherme Vila Nova
Cultura de inclusão e práticas inclusivas bem-sucedidas foram alguns temas debatidos / Foto: Paulo Melo/ PCR

Nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Educação, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, promoveu mais uma edição do Seminário de Educação Inclusiva, reunindo cerca de 450 profissionais que atuam com as crianças da Educação Especial Inclusiva. O encontro, que aconteceu no Auditório Dom Helder Câmara, na Escola de Educadores de Professores do Recife Professor Paulo Freire, foi transmitido também no canal oficial da Educação no YouTube.

O principal objetivo do encontro é aprofundar temas relacionados à cultura de inclusão e compartilhar práticas inclusivas bem-sucedidas nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino do Recife e suas parcerias. Além disso, a iniciativa promoveu a troca de experiências entre os professores, permitindo uma reflexão sobre seus desafios, avanços e possibilidades. O evento também teve como meta contribuir para a construção e troca de conhecimentos, sensibilizando os participantes sobre a importância da inclusão educacional de estudantes com deficiências, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

"Estamos falando de direitos das crianças, jovens e adultos. Garantir esses direitos é um grande desafio para todos nós, pois inclusão não pode ser apenas um discurso, precisa ser uma atitude concreta. É algo que devemos trabalhar junto com toda a sociedade, um desafio contínuo que aprendemos no dia a dia. Esse seminário é fundamental porque nos dá a oportunidade de ouvir o que está sendo feito, trocar experiências e aprender cada vez mais", afirmou Ana Selva, secretária Executiva de Gestão Pedagógica.

Durante o seminário, os profissionais puderam participar de rodas de conversa com profissionais de apoio, ADIs, AADEEs e AEEs, que destacaram a importância do trabalho articulado para que a inclusão aconteça nas escolas. Houve depoimentos emocionantes de mães, socialização entre professores e gestores, além de palestras inspiradoras.

A mãe do pequeno Pedrinho, de sete anos, Cristiane Maria, falou sobre a importância do apoio. “Essa escola abraçou meu filho de uma forma que me sinto muito segura e feliz. Cada dia Pedrinho chega com uma nova descoberta, e isso é resultado de um trabalho conjunto da família e da escola”. Pedrinho é estudante da Escola Municipal Monsenhor Viana, localizada no bairro de Beberibe.

“Este é o ano em que a Rede Municipal escolheu como sendo o ano da inclusão, o ano em que o tema letivo é 'Inclusão, respeito às diferenças e cidadania para transformação social'. Não poderíamos deixar de ter este momento de celebração, trazendo todos que estão fazendo educação inclusiva no Recife para refletir juntos,” disse a gerente de Educação Especial, Adilza Gomes.

O seminário demonstrou o compromisso da Secretaria de Educação do Recife com a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e sensível às necessidades de todos os estudantes, reforçando a importância de uma educação que respeite as diferenças e promova a cidadania.