Secretaria de Educação do Recife realiza evento de enfrentamento e prevenção às violências contra crianças e adolescentes

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade contou com exposição de trabalhos, apresentações culturais e palestras. Foto: Paulo Melo/PCR

A Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão de Rede (SEGRE) e Unidade de Atendimento Social e Emocional (UASE), realizou, nesta quarta-feira (15), um evento de Enfrentamento e Prevenção às Violências Contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa, que teve como sede a Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), localizada na Caxangá, contou com um momento de culminância de trabalhos realizados pelas Escolas Municipais do Recife durante todo o ano de 2021, além de apresentações culturais e palestras voltadas para o tema. 

O principal objetivo do evento é abordar a atuação da Secretaria de Educação nos casos já ocorridos, bem como as abordagens e os artifícios que podem ser utilizados na prevenção da violência. Para isso, a solenidade contou com uma mesa redonda de debates e algumas palestras. 

Além dos professores, gestores e coordenadores da Rede, estiveram presentes na iniciativa a Promotora de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Andréa Karla Reinaldo; a vereadora e professora da Rede Municipal, Ana Lúcia; Rosiglay Cavalcanti, Chefe da Escuta Especializada/Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); Eduardo Paysan, Gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas; Carlos Bruno Guimarães, da Visão Mundial/Comissão de Proteção; Cíntia Sarinho, da Fundação Roberto Marinho; Domitila Andrade, da Secretaria de Saúde e Coordenadora do Programa Saúde na Escola; João Villacorta, Gerente do Centro de Referência para o Cuidado de Crianças, Adolescentes e suas famílias em situação de violência, além de Neto Ferraz, representante do Conselho Tutelar. 

“É uma satisfação participar de um evento como esse, unido a todos os professores, gestores, coordenadores e todos que formam a comunidade escolar. Este tema é de grande importância e fala sobre algo que impacta diretamente nas escolas. Precisamos de um olhar especial na participação do processo de formação dessas crianças e jovens, para que possamos garantir um futuro melhor para eles”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Para Simony Albuquerque, professora da Escola Municipal Presbítero José Bezerra, localizada no bairro da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, a formação abre novos horizontes dentro das escolas. “É um assunto de extrema importância, porque a escola é o ambiente onde as crianças estão em formação. Formando um bom cidadão para o futuro, orientando as ações, podemos diminuir muito a questão da violência, e não só na escola, mas em todos os espaços que ele conviver”, complementou. 

“A nossa proposta era socializar os trabalhos realizados pelas escolas e também gerar debates sobre o tema. Cada profissional que esteve presente trouxe contribuições muito importantes. Isso vai ajudar a fortalecer o debate e os profissionais da Rede poderão levar para as unidades propostas e novas possibilidades para o combate e enfrentamento à violência entre nossas crianças e adolescentes”, arrematou Gleibson Cavalcanti, secretário executivo de Gestão de Rede. 

 
Paulo Melo/PCR