Secretário Fred Amancio participa de reunião para instalação do Grupo de Trabalho (GT) da Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade contou com a presença do presidente em exercício Geraldo Alckmin. Foto: Cortesia

O Secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, esteve durante a semana em Brasília para participar do evento de instalação do Grupo de Trabalho (GT) sobre Primeira Infância, do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável - o Conselhão. O objetivo da iniciativa é colaborar no avanço de políticas públicas transversais para essa faixa etária, que vai de 0 a 5 anos, com foco na garantia dos direitos das crianças. Também esteve presente na cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin. 

Fred Amancio compôs a mesa da cerimônia e pôde compartilhar com os presentes um pouco de todos os trabalhos e projetos voltados para a Primeira Infância que já vêm sendo desenvolvidos no Recife. “Foi um dia bem especial. Recebi esse convite baseado no trabalho que a capital pernambucana vem realizando para a Primeira Infância. A instalação do GT tem o objetivo de estabelecer projetos nacionais voltados exclusivamente para essa faixa etária”, contou o secretário. 

O Conselhão é vinculado à Secretaria de Relações Institucionais, comandada pelo ministro Alexandre Padilha. Segundo ele, o GT da primeira infância tem sido um dos mais prestigiados, o que mostra, também, a importância estratégica da primeira infância para o país. “Não é possível pensar um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para um país sem ter um conjunto de políticas que tem um olhar articulado para defesa, para proteção e para a promoção desse período tão fundamental do ser humano, que é a primeira infância”, salientou Padilha.

Ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que os primeiros anos são os mais importantes da vida das pessoas, pois representam o início da formação do cérebro, quando a criança precisa se alimentar bem e ser estimulada em diversos aspectos, como motor, cognitivo e emocional. Para ele, é necessário envolver as famílias neste processo, além de uma ação federativa do Estado na implementação das políticas.  

Segundo Santana, é preciso pegar as experiências exitosas que o país já tem e colocá-las em prática conjuntamente. “Esse grupo de trabalho, não tenho dúvida, vai consolidar uma grande política para a infância desse país, integrada, intersetorial, que envolva vários ministérios, que não tenho dúvida que será uma prioridade do presidente Lula”, disse. 

Com informações da Agência Brasil

 
Foto: Cortesia