Robótica e inovação marcam a participação da PCR na Campus Party Weekend

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A Prefeitura do Recife traz para a feira a Olimpíada de Robótica, oficinas, palestras e campeonatos que buscam inovações tecnológicas para a cidade. Foto: Daniel Tavares/PCR

A Prefeitura do Recife mais uma vez investe em tecnologia e inovação na Campus Party 2016. Com um formato diferente, a Campus Weekend, as ações da gestão estão descentralizadas e com foco nas mudanças positivas que as inovações tecnológicas podem trazer para a cidade. Desafios como o Hacker Cidadão e o EcoRecife continuam presentes na programação da feira junto a palestras, oficinas de robótica e inclusão digital para idosos. O grande destaque da grade de atividades municipais é a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - vencida ano passado por uma equipe da rede pública municipal do Recife -, que reunirá estudantes de todo o Estado em uma competição inovadora. A feira acontece nos dias 20 e 21 de agosto, no Classic Hall. 

Na cerimônia de abertura da Campus, os robôs humanoides NAO programados pelos estudantes farão uma apresentação de boas vindas para os participantes, no sábado (20), das 13h às 14h. Mais de 300 alunos de 32 escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) da rede municipal de ensino do Recife participarão da fase local da OIimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na área Open (espaço gratuito da feira). Ao todo, serão 84 equipes da PCR disputando a competição, dentro de um total de 315 times de todo o Estado, incluindo escolas das redes públicas e privadas. A fase nacional da OBR também será realizada no Recife, de 7 a 12 de outubro.

O destaque vai para a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, atual campeã nacional da Olimpíada e oitava colocada na RoboCup, campeonato mundial de robótica realizado na Alemanha, no mês passado. O time deste ano é formado por Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan e Miguel Silva, que estão entre o 7º e o 8º ano e disputaram a Robocup. No final da tarde do sábado (20), eles falarão sobre sua experiência na competição internacional, no Palco de Robótica na área Open. Em seguida, das 16h às 17h, a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano ministrará uma oficina sobre a Robótica de Encaixe (Lego), com o tema "Robô Seguidor", modalidade em que competiram na OBR e RoboCup. O professor Cid Espíndola, que treinou a equipe, estará presente.

Além disso, a Secretaria de Educação do Recife traz uma oficina sobre os robôs humanoides NAO, no dia 21, das 10h às 12h, na Sala de Educação Digital, também na área Open da Campus. Serão disponibilizadas 20 vagas e as inscrições poderão ser realizadas, gratuitamente, pelo site da Campus Party (http://recife.campus-party.org/).

Toda a Campus Weekend será narrada, filmada e fotografada por 15 estudantes das unidades escolares do Recife que participam do projeto Imprensa Mirim. Os adolescentes, que estudam nas escolas municipais Pedro Augusto e Reitor João Alfredo, irão produzir matérias, fotos e vídeos relativos ao evento.

Além da Secretaria de Educação, este ano, as pastas municipais envolvidas na feira são Meio Ambiente e Sustentabilidade; Turismo e Lazer; Fundação de Cultura; Empresa Municipal de Informática (Emprel) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; todas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo.

Além de promover a articulação da feira, a Secretaria de Empreendedorismo traz uma palestra sobre como as revoluções tecnológicas e sociais mudarão o mundo daqui a 15 anos. O evento será no dia 20, às 21h, na Arena (espaço voltado ao público pagante), com o consultor de futurismo do Porto Digital, Jacques Barcia. As inscrições podem ser feitas pelo site da Campus.

Também será promovido um workshop Prototipando o Futuro, com o Laboratório de Objetos Urbanos Conectados (L.O.U.Co) do Porto Digital. A oficina combina estudos do futuro, design thinking e ficção científica para gerar ideias de soluções orientadas ao futuro. O Workshop será realizado na Arena, no dia 20, das 11h às 12h30. Vinte vagas serão disponibilizadas para a atividade. Para participar, basta se inscrever no site da feira.

Cerca de quarenta idosos do projeto Navegar é Preciso, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, farão uma visita guiada à feira e irão participar de oficinas de inclusão digital. A atividade está marcada para o dia 20, às 14h. Logo após, será a vez de vinte adolescentes em cumprimento de liberdade assistida conhecerem a Campus e entrarem nas oficinas de inclusão digital. 

Na área externa do Classic Hall, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Móvel, da Secretaria de Turismo e Lazer, estará disponível para tirar as dúvidas dos turistas e informar sobre os principais pontos turísticos da cidade. E, para animar os campuseiros, a Escola de Frevo do Recife fará uma apresentação, no domingo, às 6h.

HACKER CIDADÃO - Este ano, o tema do Hacker Cidadão, uma maratona de programação promovida pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), é Internet das Coisas (IoT). Os campuseiros irão utilizar os dados do Portal Dados Abertos da PCR junto à tecnologia de sensores para criar soluções para a cidade. A competição será divida em duas etapas: a primeira, neste fim de semana, será a partir das 12h do sábado (13) até o domingo (14), na sede da Emprel, no bairro de Torrões, durante 24 horas. Após esta atividade, cinco equipes finalistas vão apresentar seus projetos na Campus Weekend, nos dias 20 e 21.

Ao todo, se inscreveram 84 pessoas e só 60 entraram nas vagas disponíveis. Em geral, os inscritos são estudantes e profissionais da área de desenvolvimento de software e designers, além de arquitetura e urbanismo, engenharia biomédica, química, entre outros. Neste sábado (13), no início do desafio, serão formadas 12 equipes de até cinco pessoas. A prioridade será de mesclar os participantes com formações distintas.  Foram disponibilizadas 48 vagas para profissionais de tecnologia/desenvolvedores e 12 para as demais áreas.

As inscrições tiveram início no dia 4 e seguiram até o dia 10 de agosto, no site do campeonato (http://hackercidadao.com.br/). Os prêmios serão em dinheiro para os três primeiros colocados. O 1º colocado receberá R$ 3 mil, o 2º R$ 2 mil e o 3º R$ 1 mil. O conceito de IoT presume que objetos podem gerar informações através da ligação com a internet. A partir dessa ideia, as equipes terão que desenvolver aplicativos (mobile ou web) ou um software embarcado aplicado a algum elemento.

MEIO AMBIENTE- O Desafio EcoRecife é uma outra ação da Prefeitura. Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, o concurso visa premiar os melhores jogos digitais com foco no meio ambiente. O lançamento da terceira edição do EcoRecife será no dia 20, às 15h, no palco Inovação, na Arena. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo de três meses e R$ 60 mil serão distribuídos em prêmios para os vencedores.

Além disto, para quem se interessa pela carreira de desenvolvedor de jogos, a pasta de Meio Ambiente preparou uma palestra com a temática dos jogos digitais. Os projetos de livros gamificados que trabalham conceitos de educação ambiental como a Turma do Mangue e Tal PlayBook serão debatidos com os participantes. A palestra será no dia 20, às 17h, na Sala de Educação Digital.