Revolução de 1817 é tema de formação de professores

Coordenada pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, a iniciativa deve capacitar 750 docentes da rede municipal neste mês de maio. Foto: Daniel Tavares/PCR

Os professores da rede municipal de ensino do Recife participam, neste mês de maio, de mais uma formação que tem a Revolução Pernambucana de 1817 como tema. As palestras estão sendo ministradas pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Secretaria de Planejamento Urbano, em parceria com a Secretaria de Educação do Recife. A ação, que deverá atingir cerca de 750 professores, começou na última quarta-feira (03), com uma agenda que se repetirá todas quartas e quintas até o próximo dia 25, no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas.

“Enigmas e Narrativas: mapeando o território revolucionário de 1817” é o tema do ciclo de formação de professores que está sendo ministrado pela DPPC, que também vai abordar a educação patrimonial. O movimento revolucionário aconteceu em março de 1817 por causa da insatisfação da capitania de Pernambuco com a presença da coroa portuguesa no Brasil, a alta cobrança de impostos a partir da chegada da família real às terras brasileiras, além da fome agravada pelo período de seca. Baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade do Iluminismo, a Revolução Pernambucana questionava a monarquia absolutista.

No ano em que se comemora o Bicentenário da Revolução de 1817, o tema escolhido para este ano letivo é "Duzentos anos de Revolução Pernambucana: Recife em cena da cultura popular". O assunto, que é o foco do Projeto Estudante Protagonista 2017, está sendo trabalhado nas 309 escolas, creches e creches-escolas municipais até o fim do ano. Na próxima sexta-feira (12), os alunos da rede municipal farão apresentações culturais sobre o tema no auditório do Espaço Ciência.

Desenvolvido de forma interdisciplinar, o Projeto Estudante Protagonista visa mobilizar os estudantes para a pesquisa, propondo e estimulando ações de protagonismo dos alunos através de atividades como peças teatrais, torneios e entrevistas. Para municiar os professores de mais informações para que trabalhem a Revolução de 1817 com os estudantes, cerca de quatro mil docentes, coordenadores e gestores da Secretaria de Educação do Recife estão passando por formações sobre o movimento revolucionário desde o início de fevereiro.