Rede Municipal de Ensino do Recife tem representação de 18 escolas no Desfile Cívico

imagem de Guilherme Vila Nova
No dia da celebração da Independência do Brasil, avenida ficou tomada pelas cores da capital pernambucana. Foto: Mangue Action

Brilhos, bandeiras, instrumentos musicais e uma avenida totalmente enfeitada com as cores das nossas escolas. Neste Desfile Cívico de 7 de setembro, em que é celebrada a Independência do Brasil, a Rede Municipal do Recife foi representada por 18 bandas marciais, formadas dentro das nossas unidades educacionais. Entre turmas de Anos Iniciais e Finais, a celebração ficou ainda mais bonita com as apresentações dos estudantes municipais da capital pernambucana. 

A mescla de experiências acaba sendo o ingrediente mais interessante na avenida. Enquanto alguns alunos já se consideram veteranos no evento, outros possuem o brilho nos olhos de quem está participando do movimento pela primeira vez. É o caso de Hadassa Luna, de 11 anos. Parte do corpo coreográfico da Escola Municipal Diná de Oliveira, esse foi o primeiro desfile da estudante. “Entrei ainda esse ano na banda porque me chamou muita atenção tudo o que envolve. Gosto muito de dança e isso me incentivou e me motivou a estar mais tempo na escola. É muito bom ter essa oportunidade. Estou muito feliz”, celebrou. 

No contraponto da “novata”, um veterano. Orlando Tagino, de 16 anos, é oriundo da Escola Municipal Maria de Sampaio Lucena e iniciou o contato com bandas dentro da unidade, que é uma das mais antigas da Rede Municipal do Recife a participar do desfile. Mesmo estudando atualmente na Rede Estadual, ele fez questão de participar mais uma vez representando a antiga escola.

“Sempre gostei da parte musical e quando estudava no Maria Sampaio soube da existência da banda e logo quis me inscrever. Comecei a gostar bastante e mais ainda quando comecei a me apresentar no 7 de setembro. Acho muito massa para que as crianças vejam que é uma oportunidade boa para o futuro. Para mim é uma honra representar as cores da minha antiga escola”, confessou Orlando. 

Em 2023, a Rede Municipal de Ensino do Recife pulou de dez para 18 bandas participando do evento. O número demonstra o crescimento e o desenvolvimento do trabalho de musicalização que tem sido realizado dentro das escolas municipais. “Ficamos muito felizes em ver que o trabalho de arte e educação na rede está fluindo e acontecendo a partir do investimento que se tem feito. Atualmente já temos 42 bandas no processo de organização, o que mostra uma evolução muito grande. É dia de alegria e de festejo com os nossos estudantes”, comemorou Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) da Educação. 

“Essa é uma data simbólica e estamos muito felizes com o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura do Recife e Secretaria de Educação em relação ao fortalecimento das bandas. É muito importante ter nossos estudantes abraçados por esse trabalho de inserção na música e na cultura pernambucana”, complementou Ednaldo Moura, secretário de Educação em exercício. 




 

Foto: Mangue Action