Recife sobe 15 posições e se torna 6ª capital com maior taxa de crianças alfabetizadas na idade certa

imagem de Guilherme Vila Nova
Com o programa Primeiras Letras, a capital pernambucana saltou do 21° lugar para sexto lugar entre as capitais, ficando à frente de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Foto: Paulo Melo/PCR

Em 2023, o Recife alcançou o percentual de 62,4% de alunos que foram alfabetizados na idade certa, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação. Isso significa dizer que mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública municipal estão alfabetizadas até os 7 anos de idade. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (28/05), pelo Ministério da Educação (MEC), em evento realizado em Brasília, e fazem parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do governo federal.

Com isso, Recife firma-se no 6° lugar entre as capitais com maiores taxas de alfabetização do Brasil, inclusive, acima da média nacional, que é de 56%. A capital pernambucana também superou o índice geral do estado de Pernambuco, que foi de 59%.

"Entendemos que o programa Criança Alfabetizada é um compromisso nacional para melhorar a qualidade do ensino e elevar os resultados de aprendizagem dos estudantes de todo o país. Os números do Recife refletem todo o esforço e todo o investimento que a cidade tem feito na educação. Ainda em 2021, lançamos o nosso programa Primeiras Letras, por meio da Secretaria de Educação, para alfabetizar os estudantes na idade certa. Este é o maior programa de alfabetização da história da Rede Municipal de Ensino do Recife, beneficiando mais de 35 mil estudantes em 260 unidades de ensino da rede municipal. E agora já estamos colhendo os resultados concretos de um trabalho contínuo, feito com muito compromisso público e amor por todos os nossos gestores, coordenadores, professores e demais profissionais dessa área. A educação é a base para que as nossas crianças cresçam e se desenvolvam da melhor forma possível", afirmou o prefeito João Campos.

Em apenas dois anos, a cidade do Recife saltou 15 posições no ranking de crianças alfabetizadas, segundo os resultados divulgados pelo Ministério da Educação. Saiu do 21º lugar, em 2021, para a 6ª colocação, em 2023. "Com muita alegria, nós celebramos esse momento histórico para a educação do Recife, com esse grande avanço nos nossos resultados de alfabetização e no crescimento da quantidade de crianças alfabetizadas na cidade do Recife. Queria aproveitar para fazer um grande agradecimento a todas as nossas escolas, a todos os nossos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, enfim, a todos que fazem a educação do Recife por essa conquista, que é uma conquista da nossa educação, mas, acima de tudo, uma conquista das nossas crianças do Recife. E a nossa educação vai seguir avançando", ressaltou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Com investimentos na ordem de R$ 20 milhões até 2024, o Programa Primeiras Letras, lançado pela Prefeitura do Recife, é um projeto multisetorial, com seis eixos diferentes, incluindo formação de professores, de coordenadores e de gestores, material didático, matriz curricular, integração das escolas, incentivos para as escolas, além do trabalho em parceria como nossos professores, gestores e coordenadores pedagógicos a fim de apoiar atividades realizadas dentro do ambiente escolar.