Recife lança Programa Brasil Alfabetizado para combater o analfabetismo na cidade

imagem de Guilherme Vila Nova

Nesta quinta-feira (20), o Compaz Dom Helder Câmara, no bairro do Coque, foi palco da cerimônia de lançamento do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). No Recife, a iniciativa promovida pelo Ministério da Educação, é coordenada pela Secretaria de Educação do Recife. O programa faz parte das estratégias do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação de Jovens e Adultos e tem como objetivo garantir o acesso à educação para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever.

Nesta edição, que compreende o ciclo 2024/2025, a Secretaria de Educação do Recife ofertou turmas distribuídas por todas as regiões administrativas da cidade. As aulas tiveram início em fevereiro e terão duração de 12 meses, com um total de 201 alfabetizandos sendo atendidos em 11 turmas espalhadas por dez diferentes espaços comunitários e escolares.

Durante o evento, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a importância do programa para a transformação social da cidade. “A alfabetização é um direito essencial e uma ferramenta poderosa para o exercício da cidadania. O Programa Brasil Alfabetizado é um passo importante para promover a inclusão educacional. Sempre digo que alfabetizar é libertar, abrir portas para novas oportunidades e fortalecer a cidadania. E é exatamente isso que desejamos para cada um desses estudantes.", afirmou.

A iniciativa conta com a participação de 11 alfabetizadores populares, que atuarão nas turmas organizadas nos seguintes locais: Centro Comunitário Coletivo Linha Resiste, Compaz Atriz Leda Alves, Compaz Dom Helder Câmara, Compaz Governador Eduardo Campos, Compaz Ibura Paulo Freire, Compaz Miguel Arraes, além das Escolas Municipais Adauto Pontes, Alto do Maracanã, Cícero Franklin Cordeiro e Nossa Senhora do Pilar.

A secretária executiva de Educação do Recife, Ana Selva, ressaltou o impacto positivo da retomada do programa para a cidade. "Nosso compromisso é com a ampliação do acesso à educação para jovens e adultos, oferecendo-lhes a chance de resgatar sua cidadania por meio da educação. Sabemos que a alfabetização é fundamental, e o Brasil Alfabetizado vem para fortalecer as ações já existentes na educação de jovens e adultos, ampliando as oportunidades de aprendizado com foco no letramento para os cidadãos recifenses", afirmou.

“Este é o primeiro passo na luta contra o dado preocupante divulgado em 2021, que apontou o aumento do número de pessoas acima de 15 anos não alfabetizadas. Com o Programa Brasil Alfabetizado, iniciamos esse processo de alfabetização, proporcionando a esses estudantes a oportunidade de retomarem os estudos e seguirem sua trajetória na educação de jovens e adultos. Por isso, este dia representa um marco significativo para a educação do Recife”, disse o coordenador municipal do Programa Brasil Alfabetizado no Recife, Bruno Oliveira. 

Com a ampliação do Brasil Alfabetizado na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife reafirma seu compromisso com a educação e a inclusão social, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao direito fundamental da alfabetização e possam trilhar um caminho de mais oportunidades e desenvolvimento pessoal.

 
Cerca de 200 estudantes serão beneficiados; aulas serão realizadas em dez espaços comunitários e escolares. Foto: Kleyvson Santos/PCR