Programa “Favelendo Empreendendo” é lançado na Rede Municipal do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa tem objetivo de estimular a leitura e a educação empreendedora entre as crianças e adolescentes do Recife; livros foram doados aos estudantes. Foto: Paulo Melo/PCR

Livros, arte e empreendedorismo. Esses foram os três alicerces que sustentaram o lançamento do programa “Favelendo Empreendendo”, realizado pela Secretaria de Educação do Recife - por meio do Núcleo de Atividades Culturais (NAC) - em parceria com o projeto G10 Favelas, Sebrae, Instituto Casa Amarela Social, Alicerce Educação e Lojas Americanas. A ação, que visa estimular a leitura e a educação empreendedora entre crianças e adolescentes das escolas municipais do Recife, aconteceu nesta sexta-feira (1º), na Escola Municipal Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela. 

O evento reuniu cerca de 300 estudantes e contou com apresentações culturais envolvendo dança, circo e teatro, distribuição de livros para os jovens e uma palestra sobre empreendedorismo apresentada por Taciana Aguiar, representante do Sebrae. “O Favelendo chega para somar com a parte literária e também na estimulação de um pensamento empreendedor desses jovens. Através do programa, eles também conhecerão a arte como meio de transformação e a leitura como uma forma de pensar e refletir sobre o mundo”, destacou Genivaldo Francisco, gestor do NAC do Recife.

A gestora da unidade de ensino, Andresa Karla, comemorou a escolha da sua escola para o pontapé inicial do projeto. “Já temos esse trabalho de incentivo à leitura dentro da nossa escola, então foi um casamento perfeito. Eles ficaram eufóricos para saber mais sobre empreendedorismo, gerou curiosidade por ser uma ação nova dentro da escola. Acredito que foi bastante positivo”, contou. 

Principais atingidos pelo “Favelendo Empreendendo”, os estudantes não pouparam elogios para a iniciativa. “O pessoal da minha sala ficou ansioso o dia todo. Adoro ler e fiquei na expectativa para a próxima leitura com os livros que chegaram. Sei que ler é muito importante para o nosso futuro”, confirmou Vitória Gabryelle, aluna do 7º ano. “Mesmo com tanta tecnologia, não deixo de lado o livro físico. O celular acaba distraindo e tirando o foco da leitura. Estou muito ansiosa para mergulhar em novas histórias”, complementou Heloísa Herval, também do 7º ano. 

A ideia é fazer com que o projeto atenda cerca de 40 escolas municipais das seis Regiões Político Administrativas (RPAs) do Recife. Ao todo, na ação desta sexta, mais de 350 livros foram doados pelas Lojas Americanas e foram distribuídos para os estudantes do 6º ao 9º ano. 

“O foco do G10 Favelas é o empreendedorismo social, então, quando surgiu a oportunidade desta parceria com esse grande time, ficamos muito animados. O intuito é potencializar mais ainda Casa Amarela e incentivar as crianças a saberem como funciona o empreendedorismo para que eles se interessem e se tornem grandes empreendedores das favelas em Pernambuco”, arrematou Fausto Filho, coordenador do G10 Favelas Pernambuco. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR