Profissionais da Educação do Recife iniciam testagem em novo centro exclusivo para a Rede Municipal

imagem de Guilherme Vila Nova
Local tem, atualmente, capacidade para a realização de 500 testes por dia. Foto: Paulo Melo/PCR

Teve início, nesta quinta-feira (3), a testagem exclusiva de profissionais da Educação do Recife na Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite. Ao todo, estão sendo disponibilizados 500 testes por dia, com capacidade de ampliação para mil. O agendamento para os profissionais que estejam precisando realizar o teste é feito exclusivamente no Portal da Educação (clique aqui), todos os dias, a partir das 15h.

Respeitando o distanciamento social e com separação de cadeiras para o público que está sintomático e assintomático, o centro de testagem da Reitor João Alfredo começou a receber os educadores logo cedo, a partir das 8h. O local funcionará de domingo a domingo, sempre de 8h às 18h. 

“É de grande importância a gente ter um centro específico para esses profissionais, principalmente devido ao aumento na demanda de testagem que tivemos na cidade nas últimas semanas. Tendo esse local exclusivo, o profissional da educação tem uma chance maior de conseguir esse agendamento em tempo hábil, principalmente considerando a volta às aulas, fazendo assim com que ele volte com uma maior tranquilidade ao ambiente escolar”, destacou Marcela Abath, secretária executiva de Vigilância em Saúde do Recife. 

E assim foi feito. Sem perder tempo, os profissionais da educação agendaram e logo compareceram para a testagem. “Para nós, que estamos constantemente lidando com o público na escola e com pessoas da comunidade diariamente, é muito importante manter essa testagem em dia, para a nossa segurança e segurança dos outros. É fundamental a abertura de um centro como esse, voltado totalmente para a educação do Recife. Acredito que agora ficará muito mais fácil para nós manter esse controle e regularidade em relação à testagem”, comemorou Dayse Alves, que atualmente trabalha na Gerência do Programa de Alfabetização, no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) do Recife. 

“Esse centro de testagem exclusivo para profissionais da educação do Recife foi uma determinação muito acertada do Prefeito João Campos. É muito importante que se faça o teste o mais rápido possível, apresentando sintomas ou após ter tido contato com alguém infectado. Testados, todos levarão mais segurança para o ambiente escolar nesse período de retorno das aulas”, complementou Severino Andrade, secretário executivo de Planejamento e Coordenação do Recife. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR