Professores contemplados pelo Recife no Mundo embarcam rumo aos Estados Unidos

imagem de Guilherme Vila Nova
Os docentes ficarão hospedados em Carbondale, Illinois, e realizarão o intercâmbio na Southern Illinois University durante todo o mês de julho. Fotos: Paulo Melo/PCR

Os dez professores contemplados pelo Recife no Mundo, programa da Prefeitura do Recife que oferta curso de língua e intercâmbio para a Rede Municipal de Ensino do Recife, embarcaram para os Estados Unidos na manhã desta quinta-feira (27). O segundo embarque do programa foi marcado pela alegria e emoção no momento da despedida dos docentes e seus familiares. Os professores ficarão hospedados em Carbondale, Illinois, e realizarão o intercâmbio na Southern Illinois University durante todo o mês de julho.

Durante a temporada em terras inglesas, os professores irão aperfeiçoar não apenas o uso da língua, mas participar de formações e dinâmicas com foco na metodologia de ensino para aplicação das aulas de língua inglesa em sala de aula. “Este é mais um embarque do Recife no Mundo, o nosso segundo embarque desta primeira edição. Desta vez, são os nossos professores que estão indo fazer o intercâmbio, e isso é motivo de muita alegria para todos nós que fazemos parte da educação do município. O fortalecimento desse trabalho é essencial. Esses dez professores que estão embarcando hoje, certamente irão inspirar outros docentes da Rede Municipal de Ensino do Recife, e todos os anos teremos novos professores seguindo essa mesma jornada de aprendizado”, disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Essa experiência é vista como um passo significativo para a educação municipal, proporcionando aos docentes uma formação contínua e alinhada com as melhores práticas internacionais.

Para a professora Maria das Mercês, da Escola Municipal Joaquim Poeta Cardoso, localizada na Macaxeira, o intercâmbio é uma experiência única. “A expectativa é enorme, nunca imaginei que estaria aqui, embarcando para fazer um intercâmbio no exterior. Depois de tantos anos ensinando inglês, hoje me vejo neste momento, com uma grande perspectiva de poder contribuir com meus alunos e com minha vida profissional também", contou a professora. Maria leciona a disciplina há 25 anos.

Entusiasmado, o professor Moisés Araújo, da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, da Linha do Tiro, acredita que essa oportunidade só tem a acrescentar à educação municipal. "Como professor de línguas, viajar para um país e entrar em uma imersão linguística é extraordinário. Espera-se aprender muitas coisas, fazer networking e, o mais importante, compreender como os países de primeiro mundo conduzem a educação. Observar como um professor trabalha e absorver essas práticas pode ter um grande impacto na sala de aula. Não apenas o professor ganha, mas todo o sistema educacional se beneficia", ressaltou Moisés.

A oportunidade de imersão em um ambiente de língua inglesa e de interação com educadores nativos permitirá aos professores retornar ao Recife motivados, mais capacitados e com novas abordagens e conhecimentos que irão enriquecer o ensino da língua inglesa.