Primeiro dia da FECON na Expo Educação do Recife 2024 traz trabalhos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento está acontecendo no Recife Expo Center; programação segue até esta quinta-feira (12). Foto: Kleyvson Santos e Paulo Melo/PCR


Os ponteiros do relógio marcavam 8 horas da manhã quando os primeiros ônibus chegaram no Recife Expo Center. A animação da garotada tomou conta do pavilhão da Feira de Conhecimento da Rede Municipal de Ensino do Recife (FECON). A exposição integra a programação da Expo Educação do Recife 2024, promovida pela Secretaria de Educação. Neste primeiro dia, a FECON trouxe trabalhos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, proporcionando um espaço ideal para o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e investigação.

A Escola Municipal Senador José Ermírio de Moraes, na Várzea, trouxe a turma do 2° ano com o  trabalho “Aventuras saborosas: Descobrindo uma vida saudável”. Os estudantes aprenderam  sobre a temática de uma forma divertida e lúdica, promovendo uma abordagem interdisciplinar. A ideia era que as crianças se envolvessem ativamente com os conceitos de uma vida saudável, explorando práticas como a adoção de uma alimentação mais consciente. A proposta envolveu atividades que estimulavam a reflexão, a leitura e a escrita de maneira envolvente, para que os alunos compreendessem a importância de hábitos saudáveis no dia a dia.

O estudante da unidade de ensino, João Lucas, de 8 anos, entendeu direitinho o propósito do trabalho. “É um momento de muita ansiedade, porque nunca passei por isso antes. Queria muito viver esse momento e estou gostando. Eu aprendi que devo escolher o lanche da escola de forma mais saudável, além de comer alimentos balanceados e nutritivos, estou balanceando melhor a alimentação”, disse. 

A programação da FECON contou também com a Mostra de Educação Infantil, que destacou o percurso investigativo das crianças. Alunos de 4 e 5 anos demonstraram grande domínio sobre os temas que exploraram, como circo, meditação, estudos sobre a respiração dos peixes, vulcões, entre outros. 

Com o tema “Exploradores da cores: Uma vivência para colorir a ciência”, os estudantes da Creche Municipal do Pilar, no centro do Recife, encantaram com suas mostras feitas em aquarela. A professora Marilian Sampaio falou sobre a experiência e importância de trazer as crianças para um evento como esse. “Eu acredito que a Expo está sendo extremamente interessante para as crianças pequenas, pois proporciona a elas a oportunidade de começar a observar o mundo ao seu redor. É uma forma de fazer eles entenderem além do ambiente escolar, o que podem explorar e conhecer. Esse trabalho, que envolve ciência de maneira acessível para essa faixa etária, é fundamental para despertar a curiosidade e o interesse pelo aprendizado”, falou. 

Todas as escolas da Mostra de Educação Infantil foram premiadas com medalha de participação. Durante todo o dia os trabalhos foram avaliados pelos estudantes voluntários dos cursos de Graduação das Universidades: UNICAP, UNIFAFIRE e UFPE. 

Na categoria destinada aos estudantes dos 1º, 2º e 3º anos, voltada para a correção de fluxo em alfabetização, os premiados foram: 3º lugar para a EMTI da Mangabeira, com o projeto "Robô Verde: Exploradores do Futuro!"; 2º lugar para a EM dos Coelhos, que desenvolveu "Os Três Porquinhos: Leitura com as Mãos" (Acessibilidade); e o 1º lugar ficou com a EMTI Nossa Senhora do Pilar, com o trabalho "Ser Diferente é Legal, Eu Respeito!". 

Já na categoria dos estudantes dos 4º e 5º anos, com foco na correção de fluxo por aceleração, os vencedores foram: 3º lugar para a EM Octávio de Meira Lins, com "Tampinhas Plásticas: Solidariedade Socioambiental, Um Pequeno Gesto que Salva"; 2º lugar para a EM Novo Horizonte, com "Reciclagem e Sustentabilidade: Energia Solar e Eólica"; e o 1º lugar para a EM Presbítero José Bezerra, com o projeto "Acelerando na Leitura e na Escrita com Emoções e Sentimentos".