Prefeitura do Recife realiza primeira edição do Conexão Embarque

imagem de Guilherme Vila Nova
Programação contou com painéis sobre tecnologia contemporânea e desenvolvimento de carreira; evento aconteceu no Mirante do Paço, bairro do Recife. Fotos: Mangue Action

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital, realizou, na última segunda-feira (1º), no Mirante do Paço, a primeira edição do Conexão Embarque. O encontro teve como eixo central proporcionar um ambiente de aprendizagem, inspiração e debate para o desenvolvimento profissional dos participantes. 

A conferência reuniu especialistas em tecnologia contemporânea e desenvolvimento de carreira para compartilhar suas experiências com os estudantes do Programa Embarque Digital. A programação contou com dois momentos de contextualização sobre mercado de tecnologia e inovação, além de uma discussão sobre carreiras e desenvolvimento, através dos painéis “Um embarque para o futuro” e “O poder da diversidade”.  

O prefeito do Recife, João Campos, abriu o primeiro painel e destacou a importância do programa para a transformação da cidade. "Entre todas as iniciativas que estamos realizando no Recife, sem dúvidas, uma das mais importantes é a educação. O que temos observado no Embarque Digital, nas expansões de creches, nos programas de alfabetização e na educação integral na rede municipal, representa um marco na história da cidade. Existe um mercado que necessita de mão de obra qualificada, e Recife tem um imenso potencial de formação de pessoas. É essencial uma política pública que conecte essas pessoas às oportunidades disponíveis. Diante deste contexto, quando vemos o que foi feito aqui, o diálogo com as empresas e as instituições de ensino, é realmente impactante e gratificante”, enfatizou o prefeito.

Na sequência, o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a importância do Conexão Embarque, observando que o programa proporciona uma experiência diferenciada ao reunir estudantes do Embarque Digital. Ele enfatizou que essa iniciativa se diferencia das políticas públicas tradicionais ao focar no ensino superior, algo não comum nas prefeituras. "O Conexão Embarque é um momento muito importante, pois reúne todos os estudantes do Embarque Digital e proporciona uma experiência diferenciada. Este programa se destaca por sair da caixa, em comparação ao que é mais tradicional na política pública. Geralmente, na prefeitura, não se tem esse olhar especial para o ensino superior, mas a visão do prefeito foi importante, criando algo novo e inovador que atrai a atenção mundial. Investir nesse polo de tecnologia é o que faz a grande diferença", disse Fred.

Para Alisson Gabriel de Oliveira, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Senac, o programa foi um divisor de águas em sua jornada profissional. "Foi uma virada de chave na minha vida, com toda certeza. Ele possibilitou que eu migrasse de área, saindo do setor comercial para me inserir completamente no setor de tecnologia. Ainda estou no quinto período, mas nesses dois anos e meio adquiri experiência em programação e hoje faço parte do time de uma grande empresa nacional. Este evento, o Conexão Embarque, nos ajuda a trocar experiências, ouvir relatos e fazer muitos networks. Estou muito feliz por estar presente", disse o jovem.

O Embarque Digital é uma das principais políticas de educação da atual gestão. O Recife, como cidade pioneira, lidera essa iniciativa no ensino superior municipal. "Isso é muito significativo do ponto de vista da Secretaria de Educação. Esta conferência reúne aproximadamente 1500 estudantes, celebrando a conquista das duas mil vagas. Além disso, aponta para o futuro, sendo um momento de celebração e de reafirmar perante a sociedade do Recife o compromisso de continuar avançando com o programa", declarou Marcelo Dantas, gerente Geral de Inovação na Educação.

O Programa - O Embarque Digital é um programa de formação em ensino superior, destinado apenas a estudantes egressos de escolas públicas, e tem um política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos. O Embarque vem alcançando grande impacto de geração de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e inovação e geração de oportunidades para os jovens recifenses, além de um grande impacto social, já que cerca de 80% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos, valor abaixo do salário inicial do setor de tecnologia e inovação.

Com investimentos de R$ 30 milhões e a oferta de duas mil vagas até o final de 2024, o Programa Embarque Digital conta com cerca de 1750 estudantes para este início de ano letivo, distribuídos, atualmente, em cinco instituições de ensino superior parceiras: Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau); Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco); Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR); Faculdade Senac; e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As mensalidades nas instituições de ensino superior e todo o investimento do programa são integralmente da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como parceiro técnico e de gestão o Porto Digital.