Prefeitura do Recife realiza oficina de escuta ativa e soluções criativas para o desenvolvimento urbano na Primeira Infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Um dos principais instrumentos utilizados na oficina foi o jogo Trilhas Urbanas. Fotos: Paulo Melo/PCR

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria Executiva da Primeira Infância (SEPIN), em colaboração com o CoCriança e a Pistache Editorial, promoveu a oficina "Desenvolvendo Soluções Urbanas através de Processos Participativos na Primeira Infância". A oficina aconteceu nessa terça-feira (11), no auditório do Senac e nesta quarta-feira (12), na Creche Escola do Pilar. O evento contou com a participação de profissionais que atuam nos territórios com crianças, e que tenham interesse em aprimorar e desenvolver processos de escutas com as crianças.

A iniciativa aconteceu integrada à reunião do Comitê Executivo Intersetorial da Primeira Infância, que tem como objetivo destacar a importância de ouvir as crianças no planejamento e desenvolvimento urbano. “Essa oficina foca na escuta ativa, que é muito importante. É preciso ter empatia e cuidado ao ouvir, porque acreditamos que para criar uma cidade boa para as crianças, elas precisam ser tratadas como protagonistas. A oficina trouxe muitas técnicas de escuta importantes para que nossa equipe possa desenvolver uma sensibilidade ao ouvir as crianças de forma intersetorial. Além disso, foi apresentado o jogo Trilhas Urbanas, que de maneira lúdica e criativa estimula as crianças a encontrar soluções para os problemas da cidade. Gostamos muito de participar desses dois dias”, disse a secretária executiva de Primeira Infância, Luciana Lima.

A oficina foi uma oportunidade para explorar como a inclusão das perspectivas infantis pode contribuir para a criação de cidades mais desenvolvidas, justas e acessíveis. Um dos principais instrumentos utilizados na oficina foi o jogo Trilhas Urbanas, desenvolvido pela urbanista e arquiteta Beatriz Martinez. O jogo é projetado para envolver os participantes em atividades que simulam cenários urbanos, permitindo uma compreensão prática e participativa de como as crianças percebem e interagem com os espaços urbanos.

O CoCriança é a organização responsável por ensinar como usar o jogo Trilhas Urbanas em escolas e outros lugares de participação social. Em Recife, essa formação foi conduzida pela criadora do jogo, Beatriz Martinez, junto com Camila Audrey (CoCriança), Bianca Antunes (Pistache Editorial) e Marina Mergulhão (Apezito e Massapê). Nos encontros, elas falaram  sobre como envolver crianças, especialmente as mais novas, em processos participativos, o uso de jogos nesses processos, e em como conduzir esses jogos.

TRILHAS URBANAS -  É um jogo de tabuleiro onde os jogadores podem mudar o futuro da cidade a cada passo. O jogo é divertido e, ao mesmo tempo, incentiva a resolução de problemas, a construção de cidadania e o debate de soluções urbanas. Um jogador cria desafios no tabuleiro, enquanto os outros procuram soluções nas cartas que têm. As cartas trazem soluções inovadoras sobre temas como mobilidade urbana, meio ambiente, patrimônio histórico, cultura e espaços para brincar na cidade. Todas essas soluções são baseadas em práticas testadas por urbanistas de destaque ao redor do mundo.