Prefeitura do Recife realiza Aula Magna do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Serão duas mil vagas até 2028 e 250 estudantes contemplados nesta oitava turma. Fotos: Kleyvson Santos/PCR

A Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, realizou nesta terça-feira (25) a Aula Magna de abertura do semestre do Programa Embarque Digital, com o tema  "Inteligência Artificial: desafios e oportunidades em carreiras de tecnologia". O evento aconteceu no Cineteatro do Parque e teve como objetivo apresentar aos estudantes os impactos e possibilidades que a Inteligência Artificial traz para o mercado de trabalho e a sociedade.

“Esse é um momento de renovação, a primeira aula magna desse ciclo, estamos com muita expectativa que será mais um sucesso esse novo ciclo do Embarque Digital”, declarou Eduardo Fonseca, secretário Executivo  de Projetos, Tecnologia e Inovação. A palestra principal foi conduzida por Tanci Simões, especialista em design educacional e adoção de tecnologias na educação. A proposta é não apenas dar as boas-vindas aos alunos, mas também proporcionar reflexões sobre o papel da IA no desenvolvimento técnico, social, político e relacional. Além disso, foram abordadas as oportunidades de carreira no setor para os estudantes que ingressam no programa.

Além da palestra, a programação incluiu um espaço para debate e integração entre os participantes, proporcionando uma troca de ideias sobre o futuro da Inteligência Artificial e sua influência no mercado de trabalho. “Estou muito ansiosa e feliz. Essa é uma oportunidade incrível para mergulhar no mundo da tecnologia, que está em constante crescimento. Poder criar projetos, programar, analisar e desenvolver sistemas é um grande passo para o meu futuro”, destacou a estudante Karolayne da Silva, que fará o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (Fic). 

"A chegada dessa nova turma marca o início de um novo e importante ciclo do Embarque Digital. Entre 2021 e 2024, o compromisso do prefeito garantiu duas mil bolsas, impactando de forma extraordinária a formação de jovens na área de tecnologia. Agora, avançamos ainda mais, um novo compromisso foi assumido, com mais duas mil vagas até 2028. Hoje, esses estudantes fazem parte desse momento histórico, consolidando o programa como uma política pública permanente, que seguirá fortalecendo a tecnologia no Recife e criando oportunidades para muitos jovens", pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

A Aula Magna é uma oportunidade para que estudantes e profissionais se aproximem das discussões mais atuais sobre tecnologia e inovação, fortalecendo o ecossistema digital do Recife e preparando os novos talentos para os desafios do futuro. O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou a importância do programa."Este é um momento marcante para o Embarque Digital", que, em sua segunda edição, se fortalece como uma política pública e quase dobra o número de alunos e formandos. Com isso, o Recife não apenas reafirma seu papel como um polo de tecnologia, mas também se destaca como um grande centro de formação, investindo em capital humano de qualidade”.

“É sempre especial pra mim participar da Aula Magna do Embarque Digital, um programa inclusivo que oferece 2 mil vagas 100% custeadas pela Prefeitura do Recife. Fico muito feliz de ter ajudado a construir essa iniciativa, que tem o diferencial de aproximar o mercado de trabalho dos estudantes de escolas públicas e da periferia, garantindo oportunidades reais. Hoje, mais de 50% dos participantes são pretos e pardos, e a presença feminina é mais que o dobro da média nacional. Isso significa formar profissionais que, com seu primeiro salário, podem superar a renda de toda a família por meio da educação”, destacou o prefeito João Campos.