Prefeitura do Recife realiza abertura do ano letivo de 2025 com Leonardo Boff e Jessier Quirino

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento aconteceu nesta segunda-feira (3), no Classic Hall; estudantes retornam às salas de aula na próxima quarta-feira (5). Foto: Kleyvson Santos/PCR

Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade: tecendo práticas para a construção de uma sociedade consciente. Este é o tema escolhido pela comunidade escolar para o ano letivo de 2025, que começou oficialmente nesta segunda-feira (3). Para o acolhimento de mais de 9 mil profissionais da educação, a Prefeitura do Recife promoveu um ciclo de palestras com as presenças do escritor Leonardo Boff e do poeta Jessier Quirino. Os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife retornam às salas de aula na próxima quarta-feira (5).

A solenidade de abertura, promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, aconteceu em parceria com o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania e integrou a programação do 15º Seminário da Região Metropolitana do Recife “Escola? Presente”. O evento teve como público-alvo os profissionais do Grupo Operacional do Magistério (GOM), Grupo Operacional de Apoio ao Magistério (GOAM), professores de Contrato por Tempo Determinado (CTD), além de coordenadores pedagógicos e professores das unidades de Educação Infantil.

"É uma grande satisfação participar desse reencontro com todos os profissionais da educação, um momento especial para reencontrar colegas e fortalecer nosso compromisso com o ensino. A abertura do ano letivo representa uma oportunidade valiosa de troca de experiências e renovação de práticas, promovendo um verdadeiro processo de aprendizado contínuo. A  presença de Leonardo Boff e Jessier Quirino como palestrantes torna essa experiência ainda mais enriquecedora”, disse a professora da Escola Municipal Serviço Social de Belém, Maria Ligia.

O ponto alto do evento foi a palestra do escritor Leonardo Boff, que abordou a relação entre educação e sustentabilidade. Durante sua fala, Boff enfatizou a necessidade de um ensino que estimule o respeito à natureza e à consciência coletiva. “A educação é a chave que destranca inúmeras portas, sobretudo as da consciência. Não se trata de simplesmente preencher um recipiente vazio, mas de iluminar mentes. Podemos nos informar ao longo de toda a vida sem, de fato, nos educarmos. E hoje, mais do que nunca, precisamos nos educar alinhados aos princípios desta organização: a cidadania. É por meio dela que formamos indivíduos não passivos, mas ativos e engajados na sociedade”, disse Boff.

A programação teve também como destaque a aula espetáculo “Causos e Poesias nas Veredas da Construção de uma Sociedade Consciente”, apresentada pelo poeta e escritor Jessier Quirino. Com seu talento inconfundível para contar histórias e declamar versos, Quirino encantou o público, provocando reflexões sobre a importância da educação e da consciência cidadã. “Nós que traquejamos com as palavras, com a poesia, com a cultura, com a nossa tradição, participar de um encontro como esse, com professores, que levam exatamente esse nosso poder de observação é fazer com que a nossa mensagem chegue em sala de aula, que emocione os alunos e que faça com que eles se interessem em zelar pelas nossa tradições, pela nossa cultura e pela nossa vida”, disse.  

Ana Selva, secretária executiva de Gestão Pedagógica, falou sobre a importância do momento. "É uma grande satisfação iniciar mais um ano letivo debatendo temas essenciais como educação, sustentabilidade e consciência ambiental. A escolha dessa temática pelos próprios profissionais reforça a importância de formar cidadãos responsáveis pelo planeta e pelas relações humanas. Estar aqui, compartilhando esse momento de aprendizado e reflexão, é motivo de alegria", ressaltou. 

"Com grande alegria, realizamos este evento para marcar o início do ano letivo de 2025, uma oportunidade valiosa para reunir todos os nossos profissionais. Nesta edição, contamos com dois nomes de destaque para enriquecer o debate: Leonardo Boff e Jessier Quirino. Enquanto um aprofunda a temática com uma abordagem mais intensa e reflexiva, o outro a apresenta de forma leve e envolvente. Dessa combinação, buscamos inspiração e equilíbrio para que todos tenham um ano letivo produtivo e positivo", disse o secretário de Educação, Fred Amancio, ao destacar a relevância do tema escolhido para 2025 e reforçar o compromisso da gestão municipal com a formação de professores e estudantes. 

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 455 unidades educacionais e cerca de 106 mil estudantes. As atividades escolares começam oficialmente nesta quarta-feira (5), levando para as salas de aula o debate sobre meio ambiente, sustentabilidade e educação cidadã. Com um início de ano marcado por reflexão e inspiração, os profissionais da educação partem para mais um ciclo de aprendizado e transformação social.