Prefeitura do Recife promove formatura da primeira turma do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade foi realizada nesta terça-feira (20), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife. Estudantes são concluintes das graduações das turmas iniciadas no começo do segundo semestre de 2021

Numa noite repleta de emoção e realização, as batidas do coração ecoaram no compasso emocionante da primeira formatura do Programa Embarque Digital. A iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital, tem como objetivo capacitar e preparar jovens talentos para o mercado de trabalho na área de tecnologia. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (20), no Mirante do Paço, contou com a participação de 134 estudantes, a maioria deles já empregados, que iniciaram os cursos em agosto de 2021 e os concluíram no segundo semestre de 2023. Sem dúvidas,  um momento significativo no compromisso conjunto de impulsionar a formação em tecnologia e aprimorar a empregabilidade dos jovens. 

Os graduados concluíram com êxito os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, oferecidos pela Faculdade Senac Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Centro Universitário Tiradentes (Unit), instituições parceiras iniciais do programa. 

Bastante emocionado, o secretário de Educação, Fred Amancio, agradeceu a confiança dos formandos.  “Hoje é um dia muito feliz para todos nós. O Embarque Digital é um programa que surgiu com um propósito muito importante de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens egressos da rede pública e, consequentemente, impactar positivamente a economia do nosso polo de tecnologia e inovação do Recife”, disse. 

Myllena Oliveira, 22 anos, foi a oradora da formatura. Ela estudou Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na Faculdade Senac, por meio do programa Embarque Digital, e já está trabalhando como Analista de Qualidade de Software na Avanade. “O mais difícil nessa trajetória foi começar, embarcamos nessa juntos com a Prefeitura do Recife e o Porto Digital, cheios de entusiasmo e incertezas, mas agora, formados, desembarcamos dessa viagem orgulhosos e felizes por essa conquista”, concluiu. 

O prefeito do Recife, João Campos, enfatizou a importância do programa como um catalisador para o desenvolvimento da cidade, destacando que a parceria com o Porto Digital potencializou ainda mais os resultados. “Quando cheguei aqui e vi esses estudantes passou um filme na minha cabeça, tanta coisa que vivi pra chegar até aqui e da história desse programa que é uma das políticas públicas mais bem concebidas que eu já tive oportunidade de ver. Estamos testemunhando não apenas a conclusão de um curso, mas o início de uma trajetória transformadora para esses jovens e para a nossa cidade. O Programa Embarque Digital é um investimento no futuro da nossa juventude e na prosperidade do Recife como um polo tecnológico", destacou João. 

Na cerimônia de formatura, representantes das empresas parceiras, compartilharam palavras inspiradoras com os jovens recém-formados. Silvio Meira, renomado educador, expressou sua visão sobre a aprendizagem contínua: "Quando a gente se forma, é para aprender. Eu costumo dizer que o aprendizado nunca acaba, espero que vocês tenham a felicidade de passar o resto da vida aprendendo coisas novas". Luiz Fernando, CEO da Accenture, emocionado, relembrou o dia de sua própria formatura e a importância desse momento para todos presentes: "Vendo esses jovens hoje, eu lembro do dia que me formei, da felicidade da minha família, e acredito que esse seja um sentimento mútuo aqui. Esse é um momento de celebração para todos eles", disse.
 

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, também marcou presença e destacou o significado do programa para a transformação social: "Esse programa foi um desafio enorme e não tínhamos ideia de qual significativo seria. Este é o maior programa de transformação social na área de tecnologia do Brasil. Estamos muito felizes", pontuou. O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto, também esteve presente na cerimônia. “Hoje é um dia de festa na capital brasileira da tecnologia, ficamos muito felizes com essa conquista. Quero que esses jovens lembrem-se que esse é o primeiro passo para o futuro”.  

 

O Programa - O Embarque Digital é um programa de formação em ensino superior, destinado apenas a estudantes egressos de escolas públicas, e tem um política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos. O Embarque vem alcançando grande impacto de geração de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e inovação e geração de oportunidades para os jovens recifenses, além de um grande impacto social, já que cerca de 80% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos, valor abaixo do salário inicial do setor de tecnologia e inovação.

Com investimentos de R$ 30 milhões e a oferta de duas mil vagas até o final de 2024, o Programa Embarque Digital conta com cerca de 1600 estudantes para este início de ano letivo, distribuídos, atualmente, em cinco instituições de ensino superior parceiras: Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau); Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco); Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR); Faculdade Senac; e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). As mensalidades nas instituições de ensino superior e todo o investimento do programa são integralmente da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tendo como parceiro técnico e de gestão o Porto Digital. 

Os novos estudantes do programa, selecionados a partir do edital lançado em janeiro deste ano, iniciam as aulas no próximo mês de março. Serão mais 350 novos estudantes egressos da rede pública dando os primeiros passos na vida acadêmica.