Prefeitura do Recife inaugura nova Creche Escola e entrega Complexo Educacional da Mangabeira

imagem de Guilherme Vila Nova
Equipamento tem capacidade de atender na modalidade de tempo integral 970 estudantes, desde o berçário até o 9º ano do Ensino Fundamental. Foto: Kleyvson Santos/PCR

No bairro da Mangabeira, zona norte da cidade, a volta às aulas foi ainda mais especial. Por lá, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a Creche Escola da Mangabeira, uma das maiores da rede, e entregou também um Complexo Educacional que, além da nova creche escola, é composto pela Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira. Este é o primeiro complexo entregue pela atual gestão municipal Outros quatro serão entregues até o final de 2028. Atualmente, a rede do Recife conta com 423 unidades de ensino, entre escolas e creches. 

 

Esses complexos integraram o plano de compromisso de campanha do prefeito João Campos para esta segunda gestão. Nos equipamentos, as crianças terão a oportunidade de estudar na modalidade de tempo integral, desde o berçário, passando por toda a educação infantil (creche e pré-escola) e por todo o ensino fundamental (1º ao 9º ano). Atualmente, a Rede Municipal do Recife oferta o ensino integral apenas na etapa de creche, do berçário ao grupo III. Os grupos IV e V são ofertados de forma regular. A chegada deste complexo traz uma novidade, o ensino integral também para os estudantes que estão na pré-escola, ou seja, nos grupos IV e V. Com isso, as famílias que matricularem suas crianças na creche, terão a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento educacional através de um ensino 100% integral, desde o berçário até o 9º ano do ensino fundamental, tornando-os prontos para o ensino médio”, destaca o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 

Ocupando uma área de mais de 6 mil metros quadrados, e com investimentos na ordem de R$ 16 milhões o Complexo Educacional da Mangabeira vai atender 970 estudantes, reunindo em um único terreno uma creche escola, uma escola de tempo integral e uma quadra poliesportiva, tendo como eixo principal a formação dos estudantes em tempo integral. 

 

Construída ao lado da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, entregue à comunidade escolar em maio de 2022, na primeira gestão do Prefeito João Campos, a Creche Escola - que leva o mesmo nome da unidade de ensino - terá capacidade de acolher cerca de 270 crianças, contemplando desde o berçário ao grupo V, oferecendo uma estrutura moderna e de qualidade, distribuída em 12 salas de aula, sendo dois berçários; recepção; pátio coberto; secretaria; direção e almoxarifado; coordenação; sala de professores; fraldário; lactário; biblioteca e brinquedoteca; sala de recursos multifuncionais; depósitos; bateria de banheiros para estudantes e profissionais, incluindo os de acessibilidade; refeitório; cozinha e despensa; lavanderia; terraço e parquinho infantl. 

 

Mãe da pequena Ágatha, de apenas 7 meses, Aline Seabra estava muito feliz com a entrega da creche. “Receber essa estrutura aqui é algo indescritível. Acho fundamental, porque nós, mães, precisamos de tempo tanto para trabalhar quanto para cuidar das tarefas de casa. Nem sempre é viável ter várias pessoas dentro de casa para ajudar uma criança. A creche chegou na hora certa aqui na Mangabeira”, disse Aline. 

 

Ao concluir a pré-escola, o estudante seguirá diretamente a trajetória educacional na Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que acolhe turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A estrutura da escola conta com uma área verde de mais de 1.400 metros quadrados; 20 salas de aula; biblioteca; sala de recursos para a educação especial; laboratório de ciências; espaço maker; espaço de robótica e programação; coordenação pedagógica; sala de música e artes; área administrativa; serviços; refeitório; solários; e quadra poliesportiva coberta com vestiários, banheiros, palco e camarim. Tudo isso distribuído em um prédio com dois pavimentos. 

 

“Para mim, essa entrega foi um verdadeiro presente. Só o fato de oferecer 270 vagas já faz uma grande diferença, porque não se trata apenas de permitir que as famílias possam trabalhar, mas, principalmente, de proporcionar um ambiente acolhedor para essas crianças. Aqui, elas terão refeições diárias, convivência com outras crianças e adultos, e um espaço voltado para o desenvolvimento infantil. Mais do que um local de permanência, a creche será um ambiente de aprendizagem, onde poderá participar de atividades lúdicas, brincar e aprender regras. Além disso, as crianças poderão desenvolver tanto a coordenação motora quanto às habilidades intelectuais e cognitivas”, falou a gestora da creche, Socorro Nascimento.

 

“Hoje, estamos entregando a Creche Escola da Mangabeira e também este Complexo Educacional. É uma alegria enorme. São dois prédios de grande porte aqui na Mangabeira, que irão ofertar uma estrutura moderna e confortável para os estudantes, professores e demais profissionais. Sem contar na qualidade do ensino. É um passo muito importante para o fortalecimento da educação do Recife, uma das maiores prioridades do prefeito João Campos”, pontuou Amancio. 

 

O prefeito do Recife, João Campos, enfatizou a importância de oportunizar uma boa educação. “Entregar um complexo como este me deixa muito feliz, cresci tendo como exemplo o meu pai, aprendi com ele a fazer por quem precisa e fazer pela educação. Hoje a gente honra com a nossa história de fazer a educação integral um modelo de educação que o Brasil precisa implantar. Se toda escola tiver esse reconhecimento, se a gente der o direito de toda criança entrar na sala de aula ainda muito jovem e ter uma boa educação, o Brasil, de fato, vai ser um País melhor, com menos desigualdade social e com mais oportunidades”, concluiu.