Prefeitura do Recife inaugura nova Classe Hospitalar no IMIP

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa promove a continuidade educacional para estudantes internadas em tratamento; nova classe vai atender crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino fundamental. Foto: Mangue Action

Iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, a Escola Municipal de Tempo Integral Hospitalar Semear possibilita o direito à aprendizagem dos estudantes mesmo distantes da sala de aula tradicional por estarem em tratamento, como em casos de pacientes oncológicos. Neste contexto, a gestão municipal inaugura a nova Classe Hospitalar da Figueira, localizada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Esta é a terceira Classe Hospitalar da Rede Municipal de Ensino do Recife, que já conta com a Semear, instalada no Hospital Oswaldo Cruz, e a Girassol, no Hospital Barão de Lucena. 

Destinada a atender crianças e adolescentes da educação infantil ao ensino fundamental, esta nova classe, que conta com cerca de 30 estudantes já inscritos, iniciou suas atividades no começo deste ano letivo e demonstra, desde então, um impacto significativo na vida dos estudantes. “A Classe Hospitalar da Figueira é resultado de uma parceria muito importante com o IMIP. Sem dúvidas, este novo espaço tem sido fundamental para garantirmos a continuidade do processo de aprendizagem das crianças que estão em tratamento hospitalar, como no caso de pacientes oncológicos”, destaca o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

A ideia é que, futuramente, outros hospitais possam receber esse suporte, possibilitando alcançar ainda mais crianças e adolescentes que atualmente, por conta de tratamentos médicos, não estão podendo frequentar suas respectivas escolas. “A continuidade do processo de escolarização dos estudantes que estão em tratamento só é possível também por causa do apoio integral da equipe multidisciplinar do hospital, que está sempre disponível para dar suporte às professoras e aos estudantes”, enfatiza Priscila Angelina, gestora da EMTI Hospitalar Semear. 

A nova classe se destaca ainda por se mostrar um espaço desejado pelas crianças e adolescentes, o que contribui significativamente para o período de internação, além de manter o vínculo com a educação formal, proporcionando um ambiente de aprendizado acolhedor e adaptado às necessidades dos estudantes em tratamento. “A educação é um direito fundamental de todos, independentemente de sua condição de saúde, e a presença de uma classe hospitalar é muito importante para assegurar esse direito, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento integral dos estudantes durante o período de adoecimento”, pontua o secretário.

HOSPITAL DA CRIANÇA DO RECIFE - Em breve, a Escola Municipal de Tempo Integral Hospitalar Semear ganhará não apenas uma nova classe hospitalar, mas uma nova sede no Hospital da Criança do Recife. A unidade de saúde, voltada para o público infanto-juvenil, terá 10 mil m² de área construída e será erguida no terreno de número 121, localizado na Avenida Recife, no bairro do Caçote. A futura sede da Escola contará com uma estrutura moderna e inovadora, com foco no atendimento especializado e humanizado e na garantia do direito de aprendizagem de crianças e adolescentes.