Prefeitura do Recife forma segunda turma do Programa Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Solenidade aconteceu nesta terça-feira (22), no Mirante do Paço; estudantes são concluintes das turmas 2022.1 dos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Foto: Anderson Freitas

Nesta terça-feira (22), cerca de 220 estudantes do Programa Embarque Digital se encontraram no Mirante do Paço, no bairro do Recife, para uma celebração especial, a formatura das turmas 2022.1 do Embarque Digital, programa da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, que tem como objetivo capacitar e preparar jovens talentos para o mercado de trabalho na área de tecnologia. A solenidade marcou a graduação e a certificação dos novos profissionais. 

Os concluintes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Sistemas para Internet foram recebidos pelo prefeito João Campos, pelo secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, pelo presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e pelos representantes das instituições de ensino superior parceiras do programa. 

Durante a cerimônia, Rayane Maria da Cruz, graduanda do curso de Sistemas para Internet, compartilhou a emoção e gratidão pela trajetória. Para ela, essa mudança de área representou um grande passo, já que sempre trabalhou no setor de saúde. "Chegar até aqui foi um enorme desafio, mas também uma conquista pessoal e profissional. O curso me permitiu enxergar novas possibilidades, fazer conexões valiosas e adquirir muitos conhecimentos. O programa Embarque Digital abriu portas que eu jamais imaginei alcançar. Agora, me sinto preparada para contribuir com o mercado e continuar evoluindo".

Lucas Pedro, formando do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também destacou o impacto transformador do programa em sua vida. "Foram meses de muito esforço, estudo e dedicação. Hoje, saímos daqui com a certeza de que podemos ir muito além. O Embarque Digital nos deu as ferramentas necessárias para construir um futuro melhor, e agora é nossa vez de fazer a diferença", disse.    

Com duração de dois anos e meio, o programa oferta os cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que são ministrados pelo Cesar School, Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O Embarque Digital é uma iniciativa de capacitação voltada para jovens e adultos, um programa de formação em ensino superior, destinado apenas a estudantes egressos de escolas públicas, e tem um política de cotas de 50% das vagas para estudantes negros e pardos.  com o objetivo de formar profissionais qualificados para o mercado de tecnologia, uma área em expansão no Recife, especialmente com o crescimento do Porto Digital, um dos principais pólos de inovação do Brasil.

O secretário Fred Amancio ressaltou o papel da educação e da inovação no desenvolvimento da cidade. "Esse momento é muito importante, não apenas para vocês, formandos, mas para toda a cidade do Recife. O Embarque Digital representa o que queremos para o futuro: inclusão social e inovação tecnológica. É um programa que gera oportunidades de emprego para os nossos jovens, que são reflexo do nosso compromisso com uma educação que transforma", disse.

Pierre Lucena, presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital, também detacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Porto Digital na capacitação de novos profissionais. "O Porto Digital sempre acreditou no poder da educação como ferramenta de transformação. Os formandos são a prova de que, quando investimos em capacitação e acreditamos no potencial dos nossos jovens, podemos construir um ecossistema tecnológico cada vez mais forte e inclusivo. Estamos muito orgulhosos de cada um desses jovens", afirmou.

Com investimentos de R$ 30 milhões e a oferta de duas mil vagas até o final deste ano, o Programa Embarque Digital conta com cerca de 1400 estudantes, distribuídos nas instituições de ensino superior parceiras. O Embarque vem alcançando grande impacto de geração de mão de obra qualificada para o setor de tecnologia e inovação e geração de oportunidades para os jovens recifenses, além de um grande impacto social, já que cerca de 80% dos estudantes possuem renda familiar de até três salários mínimos.

“A conquista da formatura é resultado do esforço pessoal, do apoio da família, professores e da universidade. Recife, ao longo de sua história, sempre se destacou por formar pessoas, mesmo sendo uma cidade de pequeno território, mas com um capital humano extraordinário. Nossa força está no conhecimento, especialmente na área de tecnologia. Com um grande parque tecnológico no coração da cidade, é essencial formar pessoas para essas empresas. E mais importante ainda é garantir que quem estudou em escola pública, quem mora na periferia, possa conquistar seu diploma, fruto de uma política pública que transforma vidas”, concluiu o prefeito.

 
Fotos: Anderson Freitas