Prefeitura do Recife anuncia matrículas 2025 para estudantes novatos na rede municipal de ensino com ampliação de 32% nas vagas de educação infantil

imagem de Guilherme Vila Nova
O período de cadastro começa nesta terça (5), com mais de 23.500 vagas para estudantes novatos e segue até o dia 6 de dezembro

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, inicia, nesta terça-feira (5), o processo de matrículas da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana para estudantes novatos. Para o ano letivo de 2025, estão sendo ofertadas 23.570 vagas para os candidatos que desejam ingressar nas escolas e creches da rede do Recife. Os cadastros podem ser feitos até o dia 6 de dezembro, exclusivamente pela internet, através dos sites www.matriculaonline.recife.pe.gov.br, Portal da Educação ou pelo Conecta Recife. As vagas disponíveis irão contemplar a Educação Infantil (creche e pré-escola), o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com aproximadamente 106 mil estudantes, distribuídos em 411 unidades de ensino, divididas entre escolas e creches. 

Do total de vagas disponibilizadas para estudantes novatos no próximo ano, 11.549 são para a Educação Infantil, etapa de ensino que registrou um crescimento de 32% na oferta de vagas em relação ao ano precedente, 7.222 para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, 922 para o Ensino Fundamental Anos Finais e 3.748 para a Educação de Jovens e Adultos. Os pais e responsáveis devem ficar atentos aos prazos e ter em mãos, no ato do cadastro, o CPF do estudante, requisito obrigatório para a conclusão do processo. O documento é fundamental para garantir o cadastro no sistema de matrículas e fazer com que o estudante esteja apto a concorrer a uma vaga nas unidades de ensino do Recife.

É importante ressaltar que estudantes que já são da rede tem vaga garantida para o próximo ano letivo, não sendo necessário participar do processo de matrícula. “As vagas que estamos disponibilizando agora são apenas para estudantes novatos, é muito importante destacarmos isso”, diz o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

Para auxiliar os pais e responsáveis que não possuem acesso à internet, a Secretaria de Educação do Recife tem implantado, ao longo dos últimos anos, polos especiais distribuídos por toda a cidade. Este ano, 77 polos contam com equipamentos e agentes de apoio, profissionais que irão ajudar as famílias no momento da inscrição. Para o ano letivo de 2025, as novidades destes polos contemplam, além das escolas e Unidades de Tecnologia (UTECs), os Centros POP, os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), os Centros Comunitários da Paz (Compaz), as Unidades de Abrigos Temporários (UAT), o Centro Administrativo Pedagógico (CAP), o Centro de Tecnologia (CETEC), a Unidade de Atendimento Social e Emocional (UASE). Os endereços dos pontos de apoio estão disponíveis no site Matrícula Online e no Conecta Recife. 

Implantada no ano anterior, a Caravana da Matrícula irá circular em diferentes locais da cidade para auxiliar os pais e responsáveis que estejam com dificuldades em realizar o cadastro do estudante. A Caravana conta com o apoio dos caminhões itinerantes da Primeira Infância da Secretaria de Educação do Recife, sinalizados e com profissionais autorizados para dar suporte à população. 

O processo de matrícula para a Rede Municipal de Ensino do Recife é dividido em três etapas. É importante ressaltar que, após a finalização do cadastro, os pais e responsáveis devem ficar atentos aos próximos passos. Após o período de cadastro, o sistema de matrícula efetua a distribuição das vagas conforme as opções registradas pelos pais ou responsáveis. No caso das vagas de creches, o sistema de matrícula prioriza as vagas para as crianças mais vulneráveis com base em critérios de priorização. Famílias registradas no CadUnico, pobreza e extrema pobreza são alguns desses critérios. 

No período de 9 a 27 de dezembro de 2024, as famílias dos estudantes precisam realizar a “aceitação da vaga” na escola ou creche selecionada. Além do site oficial, a confirmação poderá ser feita também via whatsapp - para os que informarem o contato celular no ato do cadastro. Os pais ou responsáveis irão receber mensagens pelo aplicativo para que confirmem o interesse pela vaga. A última etapa da matrícula, que corresponde ao período de efetivação da vaga, será realizada de 6 a 17 de janeiro de 2025. 

Para a confirmação da matrícula do estudante novato, os pais ou responsáveis devem apresentar a seguinte documentação: CPF do estudante, cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação, cópia do cartão do SUS, cópia do comprovante de residência atualizado e com o CEP, cópia do NIS do estudante, duas fotos 3x4 recentes e iguais, documento de transferência da unidade educacional de origem, comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante e documentos comprobatórios das condições complementares informadas no ato de inscrição. 

Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.200.6565. O canal funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, até o dia 17 de janeiro. 

INFÂNCIA NA CRECHE - Uma das maiores prioridades da atual gestão é a expansão da oferta de vagas em creches, um pleito muito importante das famílias recifenses. Visando atender este pedido e, consequentemente, contemplar mais crianças, a Prefeitura do Recife lançou, em 2021, o programa Infância na Creche, com o objetivo de dobrar o número de vagas nessa faixa etária com a construção de novas unidades, ampliação de creches existentes e implantação de unidades em parceria com instituições sem fins lucrativos. 

Em pouco mais de três anos e meio, a Rede Municipal de Ensino do Recife já registra um aumento de aproximadamente 142% no número de vagas, saindo de 6.439 em 2020 para 15.582 em 2024. A iniciativa é o maior investimento em ampliação de vagas em creches da história da cidade do Recife e, até o final deste ano, serão investidos mais de R$ 150 milhões para a criação de novas oportunidades nesta etapa de ensino. Também ocorreu uma expansão das vagas de pré-escola, saltando de 13.224 para 16.981, um crescimento de 28,4%.