Oito equipes da Rede Municipal de Ensino do Recife já estão na final da etapa pernambucana da OBR

Das 10 vagas para a grande final, que será realizada amanhã (21), oito já são de equipes da rede pública do Recife. Foto: Mônica Oliveira/SETE

A tarde deste sábado (20), marcou a abertura da Campus Party Weekend, no Classic hall. Sete robôs humanoides NAO, da Secretaria de Educação do Recife dançaram um pout pourri de músicas de Luiz Gonzaga, programados por estudantes, professores e estagiários da rede Municipal de ensino do Recife (RMER). O sábado também marcou o segundo dia de competições da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Os estudantes da RMER estão fazendo bonito na competição. Das 10 vagas para a grande final, que será realizada na tarde do próximo domingo (21), oito já são das equipes dos alunos da rede pública do Recife. Esta é uma parcial da competição. Isso porque na manhã do domingo será realizada a última seletiva e as duas melhores equipes também irão para a final.

Priscila Dutra, professora multiplicadora, comemora a vitória das equipes para a final. Ela treinou o time Nadir Colaço, que já está na final no nível I, válido para estudantes do ensino fundamental. “Espero que eles continuem com a mesma dedicação para conquistarem a classificação amanhã. Estou muito feliz e orgulhosa com o desempenho de todos os estudantes”, declarou.

Na área open da Campus Party, a equipe da Escola Municipal Rofolfo Aureliano, atual campeã da Olimpíada e oitava colocada na RoboCup fez uma palestra onde relataram a experiência na competição internacional. O time formado por Maria Eduarda Barbosa, Paulo Poan e Miguel Silva também estão participando da OBR para treinar, já que a vaga deles já está garantida na competição nacional.  Miguel considerou muito bom programar o robô para a abertura da campus. “Foi muito legal programar o NAO, porque a gente aprende muito”, explicou.

Nesta mesma área também foram realizadas duas oficinas de programação do NAO para iniciantes. As aulas foram ministradas por Simone Zelaquette, professora da RMER e coordenadora da robótica humanoide do Programa de Robótica da Secretaria de Educação do Recife.

Jorge Vieira, Secretário de Educação, foi apoiar as equipes que estão participando da OBR, além de prestigiar a abertura da Campus. “É de uma importância muito grande a participação da Prefeitura do Recife na realização da OBR dentro da Campus Party. A rede municipal trouxe 84 equipes para competir. Isso vem mudando a metodologia e o tipo de aula que temos na rede. Esses estudantes servirão de exemplo para outros alunos. Nós queremos mais campeões”, disse.

Fotos: Walyson Morais/SETE