Nona Praça da Infância é entregue no bairro do Ipsep

imagem de Guilherme Vila Nova
Com investimentos de R$ 1,2 milhão, novo equipamento foi construído na Praça Jardim América, transformando o espaço em um ambiente mais seguro e estimulante; materiais naturais e duráveis proporcionam lazer para as crianças do bairro. Foto: Mangue Action

No final da tarde desta quinta-feira (5), a Prefeitura do Recife inaugurou a nona Praça da Infância da cidade. Localizada na Rua Itacambira, no bairro do Ipsep, o novo equipamento recebeu investimentos na ordem de R$ 1,2 milhão e foi construído na antiga Praça Jardim América. O mais novo espaço de lazer conta com infraestrutura e brinquedos que visam estimular a imaginação e a criatividade das crianças do bairro. 

O projeto da Praça da Infância conta com uma intervenção arquitetônica e paisagística, potencializando a área, que além de ser utilizada por crianças do bairro e comunidades do entorno, e tem como objetivo criar um ambiente acolhedor e funcional. “A comunidade estava precisando de um espaço como esse, nossas crianças vão poder brincar com segurança, sair um pouco das telas e viver o que precisam viver”, disse Reginaldo da Silva, avô de Ana Clara (9 anos). 

A simplicidade é o princípio que orienta o design da Praça da Infância, com a intenção de estimular a imaginação e promover diversas formas de interação. Foram utilizados materiais naturais, escolhidos por sua durabilidade e facilidade de manutenção. O projeto considerou todos os elementos que compõem a estrutura paisagística e urbana, incluindo vegetação, mobiliário urbano e iluminação, de maneira integrada para atender às necessidades da população local.

Um destaque da nova praça é o Morrote de Escalada Duplo, uma estrutura circular projetada para ajudar no desenvolvimento da força e da coordenação motora das crianças. Este elemento, junto com outros brinquedos e componentes, faz da Praça da Infância um espaço ideal para o lazer e o desenvolvimento das crianças do bairro.

“A inauguração de novas praças na cidade mostra o quanto estamos descentralizando e trazendo o espaço do brincar e da interação com a natureza para todo o canto da cidade, seja na periferia ou nos bairros mais nobres. Um equipamento como esse é para que as famílias e as crianças vivam cada vez mais os espaços urbanos, e usem a natureza para desenvolver cada vez mais esse potencial. Tudo isso só é possível porque a Prefeitura do Recife colocou a primeira infância como prioridade”, disse a secretária executiva da Primeira Infância, Luciana Lima.

Maria Clara sempre sentiu dificuldade em passear com sua sobrinha de 6 anos, Eloá Sophia, por falta de espaços públicos com segurança. “Minha rua é fechada, mas não sentíamos segurança em deixá-la brincar na rua. Tudo muda com a chegada dessa praça para a comunidade. Agora vamos poder ter momentos de liberdade com ela e outras crianças, estamos no período das férias escolares. Então, agora será apenas diversão”, ressaltou a jovem. 

A inauguração da Praça da Infância no Ipsep é um exemplo de como investimentos em infraestrutura e espaços públicos podem beneficiar diretamente a comunidade, proporcionando áreas de convivência que incentivam o bem-estar e a interação social entre os moradores.

“É uma alegria estar aqui no Ipsep, entregando a nona Praça da Infância. Quando eu cheguei e vi a quantidade de gente que tinha aqui, naquele momento tive a certeza que valia a pena fazer bem feito pelo Recife. A gente juntou muita gente que entende de primeira infância, fomos escutar as crianças, escutar especialistas para fechar um modelo de praça que fosse de qualidade e, sobretudo, para as crianças. A gente queria que tivesse areia para brincar e uma grama pra correr. Estamos com mais de 100 praças sendo requalificadas nesse mesmo padrão, não no mesmo tamanho, mas tudo isso é para oferecer para as crianças um espaço de lazer de qualidade, seguro e moderno”, enfatizou o prefeito do Recife, João Campos. 

 
Fotos: Mangue Action