Último Aulão Ondatec reúne mais de 1800 estudantes na Concha Acústica da UFPE

No último sábado (8), mais de 1800 estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife se encontraram na Concha Acústica da UFPE, na Cidade Universitária, para o último aulão do Ondatec 2024. O encerramento contou ainda com a presença de todos os professores, coordenadores e supervisores que participaram da ação ao longo deste ano. A programação trouxe atividades culturais, palestras e resolução de questões de Língua Portuguesa e Matemática.
O Ondatec tem como objetivo principal preparar os estudantes dos 9º anos das escolas da rede municipal para processos seletivos que os direcionam a instituições que oferecem ensino técnico e profissionalizante.
A estudante da Escola Municipal em Tempo Integral (EMTI) São Cristovão, Maria Gabrielle, está confiante. "Eu achei muito bom participar do programa. Tudo o que aprendemos será útil para a preparação das provas das escolas técnicas. Com certeza, essa oportunidade que a Prefeitura do Recife nos deu vai ajudar a aumentar bastante o número de aprovados”, disse a jovem que quer ingressar no curso de nutrição e dietética.
"Acho que o apoio que a Prefeitura nos deu nesse momento foi incrível. Nas escolas, a gente já tem o suporte diário que precisa, mas ter essa ajuda extra aos sábados foi muito importante. Não só aprendemos o conteúdo das matérias, mas também tivemos a oportunidade de conviver com outros alunos e aprender de maneiras diferentes, o que fez toda a diferença na nossa rotina de estudos", falou a estudante da EMTI Pedro Augusto, Renata Cunha, que também vai tentar nutrição.
Ao longo do ano, o projeto promoveu oito encontros, sempre aos sábados, em polos espalhados pela cidade. Paralelo aos encontros presenciais, os alunos têm acesso a materiais online na plataforma Unirec e no canal EducaRecife, para se prepararem para as aulas de Língua Portuguesa e Matemática, ministradas por professores especializados.
O sucesso do Ondatec reflete o esforço coletivo para garantir que os estudantes da rede municipal tenham as melhores condições de acesso à educação técnica e profissionalizante, ampliando suas oportunidades para o futuro.
"Estou muito contente em estar aqui nesse último aulão do Ondatec e vendo o esforço de todos os estudantes. Sabemos que não é fácil cumprir todas as atividades aos sábados, e por isso parabenizo a cada um pela dedicação. A gente vê que se dedicaram, trabalharam e estudaram muito nessa preparação, não apenas para as escolas técnicas, mas também para ingressar no ensino médio. Muitas vezes, no dia a dia, não percebemos o quanto essa conquista é significativa, mas, sem dúvida, é uma das primeiras grandes vitórias desses jovens", destacou o secretário de Educação, Fred Amancio.