Inscrições abertas para a convocação de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE)

imagem de Guilherme Vila Nova
Ao todo, seleção simplificada irá convocar 400 profissionais; inscrições seguem até o dia 3 de maio

Estão abertas as inscrições da seleção simplificada para a convocação de 400 profissionais para exercerem as funções de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE) na Rede Municipal de Ensino do Recife. Serão 200 vagas para cada cargo. O edital com todas as informações do certame também foi publicado nesta terça-feira (29) no Diário Oficial do Município. As inscrições seguem até o dia 3 de maio e são realizadas através do site http://www.idib.org.br/

Para concorrer a uma das vagas, basta apenas ter cursado o Ensino Médio completo. Na prática cotidiana, os ADIs trabalham junto ao acolhimento, afazeres e cuidados com as crianças na educação infantil e os AADEEs trabalham junto a crianças e adolescentes matriculados na educação especial, o que inclui estudantes com diferentes tipos de deficiência ou transtornos como crianças com síndrome de down, síndrome congênita do zikavírus, surdas, cegas, hiperatividade bem como Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre outras.

O objetivo da iniciativa é atender o crescente público da Educação Infantil, especialmente creches, e da Educação Especial de crianças e adolescentes com deficiências ou transtornos da Rede Municipal de Ensino do Recife. A Secretaria de Educação do Recife tem realizado esforços contínuos para ampliar o acolhimento às crianças devido à demanda crescente pela procura de vagas, sobretudo em um contexto de crise econômica pela qual o país atravessa, associado a um contexto de pandemia e redução de empregabilidade, bem como encerramento de atividades de escolas privadas de pequeno porte. 

Apenas entre os anos de 2021 e 2022, o Recife ampliou em 14% o número total de vagas destinadas à educação infantil na cidade. A iniciativa, especialmente a contratação de ADIs, faz parte do Programa Infância na Creche, que irá investir cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos para a expansão de infraestrutura própria e parceria com instituições comunitárias e fortalecer a educação infantil.