Inovação e Tecnologia marcam o Hackathon do REC'n'Play 2024 na Arena Embarque Digital

imagem de Guilherme Vila Nova
Estudantes do Embarque Digital se destacaram com projetos tecnológicos desenvolvidos ao longo do programa. Foto: Kleyvson Santos e Paulo Melo / PCR

Os estudantes do Programa Embarque Digital realizaram, nesta quinta-feira (7), uma feira de startups, na  Arena Embarque Digital, no Paço Alfândega, durante o Hackathon Embarque para Robótica, uma das principais atrações do REC'n'Play 2024. Os trabalhos proporcionaram uma experiência dinâmica e interativa para os visitantes. 

O evento teve como principais objetivos expor os trabalhos desenvolvidos no programa promovendo a conexão entre estudantes e empresas, além de incentivar trocas de experiências entre os alunos. A iniciativa também estimulou o desenvolvimento de competências como empreendedorismo e trabalho em equipe, essenciais para o mercado de trabalho.

Foram apresentados 20 projetos, 11 trabalhos oriundos dos squads da residência e nove trabalhos do Hackathon Embarque na Robótica, esses foram desenvolvidos em uma parceria dos estudantes do Programa Embarque Digital com o setor de programação e robótica da Gerência Geral de Inovação na Educação, da Secretaria de Educação do Recife.

Foram premiados com R$ 3 mil reais os melhores trabalhos nas duas categorias: entre os projetos da Residência Tecnológica, a equipe vencedora foi a Manguetown; já entre os projetos do Hackathon Embarque na Robótica, o destaque foi para a equipe Trilha NAO.

Ao comemorar a conquista de sua equipe no Hackathon Embarque na Robótica, o jovem Ítalo Correia ressaltou a importância das oportunidades proporcionadas pelo programa. “Sou muito grato por todas as oportunidades que recebi até agora, por poder mostrar meu potencial junto à minha equipe e levar nossos projetos adiante. Isso é fundamental, pois nos dá a motivação e a confiança para continuar avançando”, destacou o estudante, integrante da equipe Trilha NAO.

Na categoria Residência Pedagógica do Embarque, a equipe Manguetown conquistou o prêmio com um projeto que se destacou pela originalidade e impacto. “Estamos muito felizes por receber esse prêmio e esse reconhecimento. Nossa equipe se dedicou bastante para chegar até aqui”, disse Juliana Gonçalo. 

A estudante também foi selecionada para um intercâmbio em Portugal, onde passará seis meses. Ela conquistou essa oportunidade por ser integrante do Programa Embarque Digital, que abriu portas para essa experiência internacional. “Estou no terceiro período do Embarque Digital e fui selecionada para um intercâmbio em Portugal, no Instituto Politécnico do Porto. É uma grande felicidade representar o programa na Europa, acredito que sou a primeira aluna a realizar essa experiência”.

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou o impacto das iniciativas promovidas pela Secretaria na transformação da cidade. “É uma grande satisfação estar aqui e ver tantas ações como a Arena Embarque Digital e o Laboratório Itinerante da Primeira Infância. O Recife está repleto de eventos, palestras e atividades que estão colocando tecnologia, inovação e educação no centro das atenções, permitindo que nossos estudantes demonstrem, de forma brilhante, que o futuro da educação já está acontecendo”.

O REC'n'Play 2024 reafirma seu compromisso com a educação inovadora, proporcionando aos jovens a oportunidade de se destacar no mundo da tecnologia e mostrar que as novas gerações estão prontas para transformar o amanhã com criatividade, conhecimento e muita inspiração.