Expo Educação do Recife 2024 destaca inovação e práticas pedagógicas inspiradoras

imagem de Guilherme Vila Nova
Promovido pela Secretaria de Educação do Recife, evento envolve cerca de 1500 estudantes e professores de 250 escolas da rede municipal; expectativa de público é de cinco mil pessoas. Fotos Kleyvson Santos e Paulo Melo/ PCR

A Secretaria de Educação do Recife está promovendo, nesta quarta e quinta-feira (11 e 12), no Recife Expo Center, no bairro do Recife, a primeira edição da Expo Educação 2024 - Encontro de Saberes e Práticas Inovadoras. “Criatividade sem fronteiras: Ciência, tecnologia e inovação para todos” é a temática Expo Educação 2024, evento voltado para a Rede Municipal de Ensino do Recife, contemplando estudantes, professores e toda a comunidade escolar. A feira envolve cerca de 1500 expositores de 250 unidades de ensino, destacando práticas pedagógicas inovadoras e projetos que valorizam o trabalho de educadores e alunos.

O objetivo principal do evento é promover o intercâmbio de experiências entre profissionais da educação e estudantes, além de dar visibilidade a iniciativas transformadoras que utilizam tecnologias digitais, metodologias ativas e abordagens interdisciplinares.

Entre os destaques da programação estão a Feira de Conhecimento da Rede Municipal de Ensino do Recife (FECON), que fomenta habilidades de comunicação e iniciação científica; o Festival de Invenção e Criatividade (FIC), com atividades interativas que integram educação, tecnologia e inovação, e a Mostra Interativa de Projetos Científicos, onde estudantes apresentam trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo voltados para a solução de problemas reais de suas comunidades. 

A Expo Educação traz ainda a Mostra de Práticas Pedagógicas Inspiradoras e Inovadoras, um espaço para apresentação de painéis pelos professores da RMER acerca das vivências de projetos desenvolvidos nas escolas, UTECs e Laboratórios, a fim de promover a socialização, reconhecimento e valorização do trabalho pedagógico e o Encontro Municipal de Cinema e Educação (EMCINE), que  promove experiências pedagógicas com produções audiovisuais, norteadas a partir da perspectiva da Educomunicação, desenvolvidas por docentes e discentes da Rede Municipal de Ensino do Recife. 

A gerente geral de Educação Integral, Neuza  Pontes, ressalta a importância do momento. “Realizar um evento como este consiste em reunir estudantes e professores com o objetivo de promover a integração entre diversas escolas da Rede. Esperamos, para este evento, um público de cerca de cinco mil pessoas, entre expositores e visitantes, além de todos os professores da Rede. Essa é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, seja por meio da apresentação de projetos na FIC, no Emcine, na FECON e na Mostra da Educação Infantil, como também nas Mostras de Práticas Pedagógicas dos professores”, diz a gerente. 

Dentro da expo os estudantes poderão participar de atividades práticas que estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e o uso de ferramentas como Scratch, Arduino e robótica educacional. O evento é um ponto de encontro para compartilhar ideias, conectar a comunidade escolar e reforçar o protagonismo de estudantes e educadores na construção de uma educação pública de qualidade e alinhada às demandas contemporâneas. 

“Este evento tem uma importância fundamental, pois movimenta toda a nossa rede de escolas, criando um ambiente de integração e troca entre as instituições. Percebemos que essas ações, embora distintas, dialogam entre si de forma muito significativa, e por isso decidimos fazer uma grande celebração, uma culminância que une todos os projetos e experiências vividas ao longo do ano. Esse momento é essencial para fortalecer a colaboração entre os estudantes e professores, além de valorizar o trabalho coletivo desenvolvido nas escolas, destacando o protagonismo da comunidade escolar”, enfatizou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.